Comitiva parlamentar ao Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto. (Foto: ASCOM)

A visita foi realizada em conjunto com a Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Guilherme Landim (PDT).

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio foi a campo nesta segunda-feira (27). Como parte das ações em alusão ao Setembro Amarelo e atendendo a um requerimento da presidente do colegiado, a deputada Érika Amorim (PSD), a Frente Parlamentar visitou as estruturas do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento do Governo do Ceará localizado no bairro da Messejana.

A visita foi realizada em conjunto com a Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Guilherme Landim (PDT).

“Viemos ver de perto não só a estrutura do equipamento, mas também a questão dos profissionais que atuam por aqui e os pacientes que buscam este atendimento. Observar quais os principais desafios e levar ao Governo do Estado essas demandas, no sentido de buscar cada vez mais melhorias”, defendeu a parlamentar, terceira secretária da Mesa Diretora da Assembleia, enaltecendo o trabalho desenvolvido no Hospital – referência Norte e Nordeste em residência em psiquiatria.

Diretor geral do HSM, Frederico Emmanuel aponta que a visita da Frente Parlamentar lança uma luz sobre este importante equipamento de saúde. “É uma grande oportunidade para mostrarmos, em um mês tão simbólico quanto o setembro, as demandas que são atendidas por aqui, demandas de crise de saúde mental, psicose, dependência química, depressão e risco de suicídio. E mais: valorizar e dar mais visibilidades para os equipamentos e profissionais que lidam com a saúde mental”, enfatiza.

Para ele, receber os deputados “é uma grande oportunidade para, também, estreitarmos vínculos e buscarmos possibilidades de apoio, de suporte e de melhorias para a população”.

O estigma em relação à pauta do suicídio foi abordado pelo diretor clínico do Hospital, Helder Gomes. “Os índices estão crescentes. As pessoas demoram muito para procurar atendimento e a própria família e amigos muitas vezes não sabem como agir. E quanto mais a demora, mais grave a situação fica e pior o tratamento a longo prazo. A orientação que inclusive discutimos hoje é: não está se sentindo bem, procure atendimento psicológico, procure atendimento psiquiátrico”, defendeu.

A visita também contou com a presença do deputado Heitor Férrer (SD).

O HOSPITAL
O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto é referência para o atendimento em Psiquiatria no Estado do Ceará. Integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), o HSM dispõe de dois hospitais-dia com sessenta leitos. Possui atendimento com emergência 24 horas em saúde mental e é campo de estudo, pesquisa e formação para profissionais da área de saúde mental.

Todos os dias, diversos profissionais, entre psiquiatras, clínicos gerais e enfermeiros, atendem em média 70 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here