Em Hidrolândia, na mesorregião do noroeste cearense, foram registrados 112 mm
As chuvas de janeiro continuam banhando várias cidades do Estado do Ceará. A Fundação de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), registrou chuvas em 94 municípios, nas últimas 24 horas. Os dados foram atualizados às 10:20 h de hoje e mostram que o maior volume de precipitação foi notificado em Hidrolândia, com 112 mm.
O município de Hidrolândia, na mesorregião do noroeste cearense, foi também o único a somar mais de 100 mm de chuva. Indepedência foi a segunda cidade com maior volume, com 81.3 mm. Em seguida, aparecem os registros de Ibiapina (70 mm), Crateús (69.4 mm), Independência (66 mm), Orós (65 mm), Boa Viagem (52 mm), Quixeramobim (47.4 mm) e Martinópole (42.4 m).
As precipitações desta madrugada são resultado da atuação de áreas de instabilidades devido a efeitos locais: relevo, temperatura e disponibilidade de umidade. A Funceme também cita a atuação, no interior do Nordeste, de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este colabora para “a intensificação dos sistemas indutores de chuva”.
Chuvas em Fortaleza neste domingo, 16
Na Capital cearense, a chuva começou a ficar mais intensa por volta das 10 horas. O registro das últimas 24 horas, no posto Castelão, foi de 13.8 mm. Até as 11 horas deste domingo, 16, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) não havia sido acionada para alagamentos.
Na Capital cearense, o céu ficou parcialmente nublado durante toda a manhã, com registros de chuvas pontuais. Durante a tarde e à noite, a previsão da Funceme é de céu parcialmente nublado a claro.
Apenas dois semáforos estão inoperantes, mas, conforme a AMC, as falhas não têm relação com oscilação de energia por causa chuva, mas com furtos de cabeamento. Os semáforos com problemas ficam nos cruzamentos da avenida Silas Munguba com a rua José Meneleu e com a rua Dr. Manoel Teófilo.