Avião Beluga pousa em Fortaleza. É a primeira vez da "exótica" aeronave no Brasil. (Foto; RS)

Aeronave fez escala na capital cearense antes de seguir para Campinas

O “gigante avião Airbus Beluga ( A300B4-608ST ), Beluga pousou no Brasil pela primeira vez na tarde de hoje (24), no aeroporto internacional de Fortaleza (FOR), no Ceará. A aeronave, que trouxe um helicóptero ACH160 para um cliente, deveria decolar de Dacar (DSS), no Senegal, para a capital cearense ontem (23), mas a viagem foi adiada por conta do mau tempo. O aeroporto africano também foi uma das escalas programadas para o avião.

A sua chegada mobilizou várias pessoas no entorno do sítio aeroportuário. Pelo menos duas escadas utilizadas pela extinta Avianca Brasil para o embarque de passageiros e que estavam abandonadas com sinais de ferrugem, foram ocupadas irregularmente por elas. Uma delas colapsou logo após o pouso, mas não houve feridos. Veja foto!

Público acompanhou foi recepcionado por amantes da aviação
Foto: Fabiane Paula/SVM

A “exótica” aeronave pernoitará na capital cearense e nesta segunda-feira (25), seguirá para o seu destino final, o aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas, onde o pouso está previsto por volta das 12h (Brasília).

Ao chegar no espaço aéreo brasileiro, o voo cargueiro sobrevoou o município de Caucaia, em manobra para descida no aeroporto Internacional de Fortaleza (Pinto Martins).

A Baleia Voadora

O Airbus A300B4-608ST Beluga tem este nome, em função da semelhança com a Beluga, também chamada de baleia-branca. E não à toa, é apelidado de baleia voadora, devido ao formato similar ao animal e ao tamanho.

Equipe que atuou na chegada de BelugaST em Fortaleza registrou momentos em comemoração
Foto: Fabiane de Paula/SVM

Após entregar a preciosa carga, o Beluga voltará novamente a Fortaleza, às 19h55 da segunda-feira (25), e seguirá para Dakar, no Senegal, às 12h30 da terça-feira (26).

Substituir o Antonov An 225

O Airbus A300B4-608ST Beluga, é uma aeronave utilizada pela própria Airbus para transportar partes de seus aviões, fabricados em diversos países do mundo. No entanto, após a destruição do até então maior avião cargueiro do mundo, o Antonov An 225, “destruído pela Rússia recentemente na Ucrânia, a fabricante europeia pensa em utilizá-lo como aeronave de fretes, para substituir o gigante ucraniano.

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here