Nos últimos dias, as frotas das empresas Latam, Azul e Gol deram uma mudada, como veremos
Idas e vindas de aeronaves são comuns e nem todas são reportadas, no entanto, em um período de pandemia, onde tudo parece incerto, é interessante entender os movimentos do setor aéreo brasileiro. Nesse sentido, nos últimos dias, as frotas das empresas Latam, Azul e Gol deram uma mudada, como veremos.
Vão
Segundo informações da revista alemã Skyliner, os jatos de matrículas PR-MBX e PR-MBY foram devolvidos ao lessor pela Latam Airlines entre os dias 2 e 3 de dezembro, sendo enviados ao deserto de Mojave, onde localiza-se um dos grandes cemitérios e zona de estocagem de aviões dos Estados Unidos. Essas duas aeronaves já constavam da lista de 23 jatos que seriam devolvidos, conforme reportado em setembro.
O processo de right-sizing, ou de ajustamento de tamanho, que a Latam vem promovendo, começou após a companhia entrar em processo de Chapter 11 (uma espécie de recuperação judicial, pela lei americana), em meio à pandemia. Como parte do plano, contratos com lessores estão sendo revistos e alguns deles terminados, levando à devolução dos equipamentos.
Vem
Por sua vez, as empresas Azul e Gol estão recebendo novos integrantes em suas frotas. É importante destacar, porém, que ambas as empresas também devolveram aeronaves recentemente.
No começo da semana, a GOL recebeu um “novo” Boeing 737-700 em regime de leasing com a BBAM / Bank of Utah. O jato em questão é o N894JA, que no Brasil terá a matrícula PR-GEU. Ele foi construído em 2005 e entregue para a AeroMexico, onde voou por 15 anos como XA-VAM, até ser aposentado da empresa mexicana no início deste ano. A aeronave foi levada para Confins, onde está o centro de manutenção da empresa aérea.
Por sua vez, diz o Skyliner informa que a Azul está recebendo mais um Airbus A320neo, de matrícula PR-YYK. Essa aeronave voou antes na Avianca Brasil como PR-OBF e, desde março de 2019, está parada no Rio de Janeiro. Trata-se de um jato bastante novo, com apenas quatro anos de idade.