Danos causados após tsunami, terremoto e acidente nuclear em Sendai, no Japão, em 2011. • Foto: Mark Edward Harris/Getty Images

O Japão é um dos países mais propensos a terremotos do mundo, e o governo prevê uma chance de cerca de 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9

A economia do Japão pode perder até US$ 1,81 trilhão caso ocorra um megaterremoto que é aguardado há muito tempo na costa do Pacífico – o que poderia desencadear tsunamis devastadores, o colapso de centenas de edifícios e potencialmente matar cerca de 300 mil pessoas.

Essas informações constam em um novo relatório do governo, divulgado nesta segunda-feira (31).

O dano econômico esperado de 270,3 trilhões de ienes, ou quase metade do produto interno bruto (PIB) total do país, foi bem maior do que a estimativa anterior de 214,2 trilhões de ienes.

A nova estimativa levou em conta pressões inflacionárias e dados atualizados de terreno e solo, que expandiram as áreas de inundação previstas, mostrou o relatório do Gabinete do Governo.

O Japão é um dos países mais propensos a terremotos do mundo, e o governo prevê uma chance de cerca de 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9 ao longo de uma zona de fundo marinho trêmula conhecida como Nankai Trough.

No pior cenário, com base em um potencial terremoto de magnitude 9 na região, o Japão provavelmente verá 1,23 milhão de pessoas afetadas ou 1% de sua população total.

Cerca de 298 mil pessoas podem morrer por tsunamis e desabamentos de prédios se o terremoto ocorrer tarde da noite no inverno, mostrou o relatório.

O vale fica na costa sudoeste do Pacífico do Japão e corre por aproximadamente 900 km, onde a Placa do Mar das Filipinas interage com a Placa Eurasiática.

As tensões tectônicas acumuladas podem resultar em um megaterremoto aproximadamente uma vez a cada 100 a 150 anos.

No ano passado, o Japão emitiu seu primeiro alerta sobre megaterremotos, informando que havia uma “chance relativamente maior” de um terremoto de magnitude 9 no vale, após um terremoto de magnitude 7,1 ter ocorrido na borda do vale.

Um terremoto de magnitude 9 em 2011, que desencadeou um tsunami devastador e o colapso de três reatores em uma usina nuclear no nordeste do Japão, matou mais de 15 mil pessoas.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here