A parceria resultou em um projeto inédito no município: a Coleta Solidária.
Com o objetivo de intensificar as políticas de Coleta Seletiva no município, o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia – IMAC celebrou acordo de Cooperação Técnica com o Movimento Emaús. A parceria resultou em um projeto inédito no município: a Coleta Solidária. “Dessa forma, resíduos volumosos, tais como móveis, eletrônicos, materiais de informática, utensílios domésticos, livros, revistas, plásticos, material de escritório, entre outros, serão recolhidos ou repassados diretamente para a ONG, que fará a correta destinação, evitando assim a formação de pontos de lixo no município”, revela Leilane Barros, Presidente do IMAC.
O acordo foi assinado nesta terça-feira (03), na sede do Movimento Emaús. Erivânia Santiago, Presidente da ONG e uma das fundadoras do Movimento Emaús em Fortaleza, revela que “Um dos objetivos da nossa ONG é promover a educação ambiental. Através da reciclagem e do reaproveitamento de móveis e objetos, ajudamos inúmeras pessoas, não apenas para a sociedade, mas também para o nosso planeta”. A ONG irá repassar ao IMAC relatórios mensais com informações sobre volume e o tipo do material arrecadado.
Lançamento do programa
A primeira ação do Coleta Solidária está agendada para o próximo dia 14 de agosto (sábado), das 8h às 12h, na Igreja Matriz de Caucaia. Na ocasião, haverá uma tenda para o recebimento dos resíduos volumosos reaproveitáveis e/ou recicláveis.
A Coleta Voluntária funcionará em duas modalidades: – Ação conjunta IMAC e Emaús, quando a Prefeitura irá definir um ponto de apoio para recebimento de resíduos volumosos com entrega voluntária dos caucaienses, como acontece no próximo dia 14; – Coleta porta-a-porta, por meio de agendamento prévio solicitado pelo munícipe diretamente com o Movimento Emaús, através dos telefones 3282.2543 / 3286.5180 / 99823.0405.
Itens recebidos:
Roupas, calçados, brinquedos, móveis, utensílios domésticos, livros, revistas, metais, plásticos, eletrônicos (com ou sem defeito), materiais de informática, colchões, material de escritório, portas (com ou sem vidro), janelas (com ou sem vidro), material reciclável, materiais de construção (canos, fios, aparelho sanitário, descargas, lavatório, pias, torneiras, cerâmicas (inteiras), itens de academia, bijuterias, objetos de decoração, jarros, plantas etc.
A ONG também recebe doações de medicamentos, alimentos, cadeiras de roda, cadeira de asseio, muletas, cama hospitalar, etc.
Itens não recebidos:
Móveis com cupim, restos de madeira com ou sem cupim, telhas, toner, plástico seco, lâmpadas, pilhas, baterias de celular, pedaços de vidro, retalhos etc.
Fonte: Prefeitura de Caucaia