Foto; Divulgação ASCOM

A primeira edição aconteceu no dia 10 de setembro, na praça Roberto Bastos Macambira, no Tabapuá

As praças são ambientes essenciais no processo de integração, convivência e lazer dos moradores, proporcionando momentos de contato com a natureza, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar social. Com o objetivo de ampliar a importância desse espaço público, o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) realiza, a cada 15 dias, o projeto “Tô na Praça”.

A primeira edição aconteceu no dia 10 de setembro, na praça Roberto Bastos Macambira, no Tabapuá, e a segunda no dia 24 deste mês, na praça do Novo Pabussu. Os participantes do evento têm acesso a uma série serviços, como doação de mudas nativas como cumaru, ypê amarelo e maçaranduba, frutíferas como cajá, ata e sapoti, medicinais como boldo, corama e menta e condimentar como o manjericão.

Há também um momento de orientação sobre formas de plantio em pequenos espaços, rega e adubação; oficina de produção de mudas, onde é explicado o passo a passo da produção de uma muda, desde a coleta de sementes, a preparação do substrato, até o plantio; atividades lúdicas, com temas ambientais voltada para as crianças abordando temas como plantio, reaproveitamento de materiais recicláveis, cuidado com o lixo, entre outros; e limpeza urbana, fortalecendo os cuidados com as nossas praças intensificando os serviços de limpeza pública como capinação, caiação e varrição.

Francisca Rodrigues mora em frente à praça Roberto Macambira, no Tabapuá, há 28 anos. Ela se considera uma verdadeira guardiã do espaço, está sempre plantando e regando novas plantas, e revela que nunca houve um projeto semelhante na praça. “Eu gostei muito. Foi muito bom, achei um projeto muito bonito. As meninas vieram, limparam tudo, muita gente veio pegar mudar e participar. Tomara que venham mais vezes”, deseja.

A ação está prevista para acontecer a cada 15 dias, aos sábados, em uma praça diferente do município de Caucaia. A escolha das praças ocorre após visita de campo da equipe técnica do IMAC, buscando identificar em cada uma delas, as lideranças comunitárias que possam contribuir para o sucesso da ação.

Para Leilane Chaves, coordenadora de políticas ambientais, o principal objetivo do evento é ampliar a consciência ambiental, quesito que o IMAC tem obtido sucesso graças à adesão da população: “A iniciativa tem sido bem recebida pela população. É uma forma de fortalecer os laços dos moradores com os espaços públicos do município, trazer o verde para dentro de casa, aproximando as pessoas da natureza, além de aproximar os serviços ofertados pelo IMAC”, disse. Ainda de acordo com o órgão, a próxima ação irá ocorrer na Praça do Genipabú.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here