Não faça muitas acrobacias para decorar a árvore de Natal… as costas já vão ‘sofrer’ o suficiente na época natalícia
Está chegando uma das épocas mais esperadas do ano, com mais luzes, mais doces e com mais tarefas por realizar. Entre idas a shoppings, compra atrás de compra, decorações, aventuras culinárias e uma agenda completamente preenchida por eventos sociais, o Natal é dos períodos mais cansativos do ano… e dos que mais afeta as costas.
Especialistas alertam que os dias que antecedem o Natal são mais “propícios a esforços desadequados e a um risco maior de dores na coluna” e salientam a importância da prevenção. Paulo Pereira, neurocirurgião português, afirma que “a prevenção é sempre a melhor arma e devemos estar especialmente atentos aos movimentos que podem prejudicar a nossa coluna”.
“As pessoas já tendem, habitualmente, a desvalorizar a importância de realizar corretamente as tarefas do cotidiano e, com o entusiasmo associado a esta época festiva, é comum que ignorem as recomendações para a realização de algumas tarefas associadas aos preparativos do Natal”, destaca.
No que diz respeito a uma das tarefas mais desejadas, o momento em que se decora a árvore de Natal, o especialista recomenda que se tenha “uma postura correta, com as costas direitas, dobrando os joelhos e o quadril para pegar os objetos que estão encaixotados no chão, evitando curvaturas que podem prejudicar a coluna vertebral”.
“Em vez de carregar as caixas mais pesadas sozinho, é melhor pedir ajuda e compartilhar o peso da carga. Em alternativa, se pode arranjar um carrinho para carregar essas caixas”, sugere o especialista, aconselhando ainda a “evitar estar muito tempo de pé parado, como acontece nas filas para o pagamento das compras, preferindo alturas de menor afluência” e a “distribuir os sacos das compras por ambos os braços, evitando carregar o peso de um só lado”.
Fonte: Notícias ao Minuto