Ollanta Humala foi considerado culpado por lavagem de dinheiro

A Justiça do Peru condenou nesta terça-feira (15) o ex-presidente Ollanta Humala a 15 anos de prisão por receber fundos da Odebrecht, agora conhecida como Novonor, durante campanha eleitoral em 2011.

A esposa de Humala, Nadine Heredia, também foi condenada aos mesmos 15 anos de prisão.

Após julgamento que se estendeu por três anos, iniciado com uma investigação em 2016, o ex-presidente peruano foi condenado por corrupção.

Segundo os promotores, Humala teria recebido recursos ilícitos para financiar sua campanha presidencial de 2011, na qual enfrentou Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori. O repasse teria ocorrido por meio do Partido Nacionalista Peruano, liderado pelo ex-presidente.

A prisão foi decretada com execução imediata, mesmo que a defesa apresente recurso. O tribunal deve concluir a leitura da sentença completa nos próximos dias.

A condenação de Ollanta Humala é a mais recente dentro da Operação Lava Jato no Peru. Ele se torna o segundo ex-presidente do país a ser preso e o quarto a ser implicado no escândalo de corrupção de alcance continental.

Antes dele, Alan García tirou a própria vida em 2019 ao receber voz de prisão; Pedro Pablo Kuczynski renunciou em 2018, após apenas dois anos no cargo; e Alejandro Toledo foi condenado no ano passado a 20 anos de prisão por receber US$ 35 milhões em propinas.

Ex-executivos da empreiteira brasileira afirmaram à Justiça peruana que a empresa financiou quase todas as campanhas presidenciais no país ao longo de quase três décadas.

A Odebrecht, antiga gigante da construção civil, admitiu ter pago propinas a governos de diversos países da América Latina para garantir contratos bilionários.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here