Atendendo a um convite da Câmara Municipal de Caucaia, a empresa Marquise, através do seu diretor de Serviços Ambientais, Hugo Nery, fez na manhã desta terça-feira, 28/03, uma ampla explanação sobre as atividades desenvolvidas na área ambiental e principalmente na coleta dos resíduos sólidos no município.
Hugo Nery explicou as modalidades de ações na prestação dos serviços na cidade, dentre elas a Parceria Público Privada (PPP) que tem sido o foco de uma grande discussão entre a gestão, parlamentares e também a população.
Informações desconectadas
Para o dirigente empresarial, há uma grande desinformação sobre o que é a PPP firmada entre a gestão municipal por um período de 30 anos e a empresa.
” Há uma informação desconectada, sobre esta parceria entre a Eco Caucaia (Subsidiária da Marquise) e a Prefeitura Municipal. Ao contrário do que dizem, esta PPP não trará prejuízos para os cofres públicos municipais e muito menos à população. Não houve nada feito sem fugir da regra geral das PPPs. Além do que foi feita uma licitação obedecendo todos os trâmites legais, onde várias empresas participaram do pleito e no final o Grupo Marquise saiu vencedor. Por se tratar de uma Parceria Público Privada, coube à empresa vencedora, no caso a marquise realizar um grande investimento com capital próprio para dotar o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos de condições para receber e tratar estes resíduos de acordo com o que determina a Lei Federal 12.305 que regulamenta a Política de Resíduos Sólidos, resultando numa melhor qualidade na prestação destes serviços”, concluiu.
Construção de um novo aterro
Nery informou ao parlamentares que em função de já estar esgotada sua capacidade de absorver o lixo de Caucaia e Fortaleza, o atual aterro terá suas atividades encerradas e um novo já está sendo construído com a previsão de entrar em funcionamento em maio de 2018. Este novo equipamento atenderá às exigências da Lei Federal que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Redução nos serviços
Débitos
Segundo Hugo Nery, o grupo Marquise que já está em Caucaia há 20 anos, tem dinheiro a receber de contratos firmados de várias gestões anteriores e que o assunto está sendo resolvido no âmbito da Justiça. Porém, isso não tem interferido na qualidade dos serviços prestados ao longo dos anos.
Gestão atual
” Fomos procurados pelo prefeito Naumi Amorim que externou a preocupação com o lixo acumulado nas ruas e praças da cidade. Prometemos então um esforço concentrado e focado no prazo de 90 dias com a coleta do lixo, capinação dos canteiros e calçadas e a pintura dos meio-fios, o que fizemos em um prazo de apenas 60 dias”. Afirmou.
Ainda sem receber
Questionado pelo vereador Eneas Góis se esta “força-tarefa”, para limpar a cidade no prazo de 60 dias já havia sido paga pela gestão de Naumi Amrim, Hugo Nery afirmou que a empresa ainda não recebeu nada da atual gestão, continuando portanto em aberto o débito.