Composta por um arco de 16,5 centímetros, a formação poderia ser derrubada, pois seu local é conhecido por ser afetado por forte ventaria e alto volume de partículas. O Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012
O rover espacial Curiosity encontrou uma formação rochosa enquanto explorava a cratera Gale, em Marte. Composta por um arco de 16,5 centímetros, a formação poderia ser derrubada, tendo em vista seu formato, com um vento forte, mas se mantém firme no relevo onde foi encontrada. O fato aguçou a curiosidade de cientistas, pois a cratera Gale é conhecida por sua área afetada por forte ventaria e alto volume de partículas.
“Alguns enxergam uma cobra, outros enxergam chifres, e outros veem uma cepa de DNA, mas pelo menos por enquanto, o que eu vejo é um excelente mosaico nessa edificação, provavelmente [vinda] da erosão diferencial nas rochas alteradas”, relatou Gwénaël Caravaca, geologista especialista em Marte. As informações são dos portais Olhar Digital e Sputnik News.
O automóvel Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012 na área de cratera com a missão de examinar a existência de vida microbiana na superfície ou na atmosfera do planeta vermelho. Desde então, coleta materiais para cientistas, incluindo a curiosa formação rochosa. Marte hospeda, ainda, outros dispositivos de exploração, como o rover Perseverance.
Fonte: O Povo Online