Na rede municipal, a matrícula dos novatos será de 2 a 8 de janeiro. Na escola estadual Adauto Bezerra, haverá sorteio para as vagas no ensino médio

O período de matrícula na rede estadual de ensino está sendo realizada em etapas. Primeiro, ocorreu a confirmação dos alunos da própria rede estadual, depois, a matrícula dos alunos da rede municipal que vão entrar no ensino médio em 2019, e, em janeiro será a matrícula de novatos advindos de escolas particulares ou de outros estados. Esta última etapa começa no dia 2 e segue até dia 31 de janeiro. As aulas começam dia 4 de fevereiro.

Movimentação tem sido tranquila no Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Adauto Bezerra. A procura é intensa, sendo todas as 600 vagas ofertadas ocupadas pela lista de remanejados. O diretor Otacílio de Sá prevê, no entanto, que ainda haverá desistência, dando lugar para os novatos que queiram ingressar no colégio. Segundo ele, no ano passado, foram ofertadas 200 vagas para ampla concorrência na terceira etapa da matrícula.

Ele afirma que anualmente o colégio enfrenta lotação e mesmo acampamentos de pais que querem conseguir as vagas remanescentes para novatos. “Ano passado, cerca de 7 dias antes da matrícula os pais já estavam aqui na recepção. A gente está discutindo a possibilidade de não mais ser por ordem de chegada”, diz.

Conforme Otacílio, para evitar o acampamento de pais na escola, será feito um cadastro dos alunos novatos no período de 2 a 4 de janeiro. No dia 7, será feito um sorteio entre os cadastrados. Ainda não se sabe quantas vagas para novatos serão disponibilizadas porque alguns estudantes que foram remanejados do município ainda não confirmaram a matrícula.

A administrativo hospitalar Ana Valentina Sousa, 43, esperava desde as seis horas da manhã uma oportunidade de conversar com o diretor da escola e “apelar” para conseguir matricular suas filhas, advindas de colégios particulares. “O Adauto Bezerra é uma referência para quem realmente quer estudar”, justifica. Com a mudança no sistema, ela deverá realizar o cadastro e esperar o sorteio para saber se conseguirá a matrícula.

Os estudantes da rede municipal que perderam o prazo de remanejamento precisarão pleitear vagas com os novatos. A matrícula é feita com base em lista emitida pela Secretaria Municipal da Educação (SME), que considera a preferência dos próprios alunos e proximidade entre a residência e o colégio para encaminhá-los às escolas estaduais.

A coordenadora da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Vitória Cunha, pede que os pais não deixem a matrícula para a última hora, para que o início das aulas seja o mais organizado possível. Ela garante que todos os alunos que cursaram o ensino fundamental em rede municipal e tenham interesse em continuar na rede pública têm suas vagas asseguradas. “Recomendo que procure as escolas próximas à residência do aluno, a frequência é importante para a permanência do aluno na escola”, aponta.

Na E.E.F.M. Doutor César Cals, no bairro Farias Brito, a movimentação de pais efetuando a matrícula era tranquila no último dia 19. Conforme o coordenador do local de ensino, Eliseu Paiva Rodrigues, 464 alunos foram encaminhados como remanejados. Até aquele momento, porém, apenas 214 haviam realizado a matrícula. Para os novatos, em janeiro, a previsão é de que sejam ofertadas 70 vagas. O número pode crescer caso haja desistência de alunos remanejados.

A dona de casa Maria Iara Araújo, 45, havia ido ao colégio tentar realizar a matrícula de seu filho, Mateus, 14, no último dia 18, mas não conseguira atendimento. No dia seguinte relata ter sido atendida com rapidez. “Tá organizado. Eu já conheço o colégio, eu gosto daqui”, justifica a escolha pelo local de ensino. A autônoma Tamara Matos, 33, também não teve dificuldades para matricular Layzon, 15. “Foi rápido, cheguei no primeiro dia, nos entregaram a lista do que precisava, vim hoje e pronto”, resume.

O que levar na hora da matrícula 

> Cópia da certidão de nascimento

> Transferência ou declaração de escolaridade

> Pasta escolar

> Duas fotos 3×4

A ausência de qualquer um desses documentos não impedirá o atendimento.

É recomendável que o aluno do ensino médio apresente também os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Fonte: O Povo Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here