Prefeitura já toma providências para captar recursos que fortalecerão as ações da Defesa Civil e de outras secretarias no município.
O Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta semana, a situação de emergência no município de Caucaia, em virtude dos impactos das chuvas intensas que têm caído no município. Com a publicação da portaria n° 970, de 26 de março, a Prefeitura de Caucaia já está tomando providências para solicitar repasses do Governo Federal, a fim de fortalecer as ações da Defesa Civil e de outras secretarias no município.
O prefeito Naumi Amorim (PSD), enfatizou a importância do reconhecimento para solicitar recursos e proceder com a compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outras ações.
“Esse é um passo fundamental para conseguirmos o apoio necessário para enfrentar as dificuldades que estamos vivenciando. Vale ressaltar que as previsões meteorológicas indicam fortes chuvas nas próximas semanas, o que exige ainda mais atenção e esforços de todos. Continuaremos trabalhando, juntamente com o nosso comitê emergencial, para garantir a segurança e o bem-estar do nosso povo“, afirmou o prefeito.
Chuvas intensas
Em 2025, Caucaia tem registrado chuvas acima da média histórica, agravando desafios estruturais e exigindo ações imediatas. A Prefeitura já vinha adotando medidas preventivas e, agora, intensifica as ações emergenciais para garantir a segurança da população.
Comitê emergencial
Neste mês de março, o Município instituiu um comitê emergencial para mitigar os impactos das chuvas intensas. A iniciativa foi determinada pelo prefeito Naumi Amorim, após o decreto de situação de emergência, publicado no último dia 11 de março. O objetivo do comitê é fortalecer as ações preventivas, de resposta e assistência à população afetada, além de ampliar a articulação com órgãos estaduais, federais e instituições parceiras.
O comitê é formado por diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo: Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública; Secretaria do Patrimônio e Transporte; Secretaria de Infraestrutura; Instituto do Meio Ambiente de Caucaia; Secretaria de Desenvolvimento Social; Secretaria da Educação; Secretaria da Saúde.
Na prática, o comitê atuará para executar com agilidade e eficiência o plano operacional de prevenção de desastres, que visa minimizar os impactos do período chuvoso e prestar assistência às famílias em situação de risco.
Com informações da ASCOM
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo