Desde 2013 a estrada não passa por nenhum tipo de manutenção
As incertezas quanto à reforma da Estrada da Barra Nova, no Icaraí, permanecem no ar. O reparo da via ainda não começou e as chuvas deste ano presentearam a via com mais buracos. Quanto mais tempo se passa, o medo de outra promessa não cumprida aumenta entre os moradores da região. Em fevereiro deste ano, a prefeitura anunciou que a reforma da estrada estava entre as ações a serem feitas no Programa de Infraestrutura Integrada, porém a mesma não deu nenhuma data oficial para início das obras.
De acordo com os próprios moradores, desde 2013 a estrada não passa por nenhum tipo de manutenção e vem se degradando a cada ano. No começo de 2018, funcionários da prefeitura aplicaram uma camada de areia sobre a estrada para cobrir os buracos e tentar facilitar a locomoção na via, entretanto, moradores das comunidades não ficaram satisfeitos com a medida provisória e reclamam da poeira. “Em dias chuvosos a gente não sente, mas basta dar um dia de sol quente pra ver e respirar a poeira que ‘entra dentro’ de casa. Principalmente, pra quem tem casa aqui à beira da estrada” conta Francisca Aderaldo, moradora da Barra Nova que clama por uma solução definitiva.
A via foi construída nos anos 1990 com a intenção de diminuir a distância entre as rodovias estaduais CE-085 e a Avenida Central do Icaraí e se tornar o principal meio de acesso para comunidades como Santa Fé, Mestre Antônio, Barra Nova, Gavião e Cercadão. Nesse meio tempo, as comunidades cresceram e se solidificaram. Atualmente vivem mais de duas mil pessoas nas proximidades da estrada, de acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. E esse número pode aumentar com a chegada dos vários condomínios particulares que estão em construção. Apesar de tudo, a estrada não passou por este mesmo processo ao não ter recebido a devida manutenção e ter acumulado buracos de uma ponta à outra.
Como lembrado anteriormente, o problema não é novo e a demora na resolução deixa os habitantes com poucas perspectivas quanto ao futuro das comunidades que dependem da pista para trabalhar, visitar familiares e cuidar de assuntos pessoais. Antigos moradores da Barra Nova lembram as melhorias que foram trazidas com a vinda do asfalto. Francisco Souza ressalta que não havia muitas opções para quem precisasse ir ao centro da cidade ou até Fortaleza. “Quem podia precisava andar até à Barraca Côco Verde pra poder pegar um ônibus pra ir para o centro. Era isso ou ir de bicicleta”, relembra Souza.
Situação essa que os moradores da região precisaram reviver entre junho de 2017 e março de 2018, época em que a empresa de transporte público que atende a região, Empresa Vitória, suspendeu a rota que passava no bairro devido à má-qualidade da estrada. Nesse meio tempo, moradores reportam, inclusive, que a sensação de insegurança aumentou devido aos crescentes relatos de assaltos às pessoas que utilizavam a estrada para chegar ao Icaraí.
De acordo com a prefeitura, a reconstrução da Estrada da Barra Nova está entre uma das primeiras obras do Programa de Infraestrutura Integrada. Trata-se de requalificação de vias e áreas urbanizadas através do financiamento aprovado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no valor de US$ 80 milhões – cerca de R$ 280 milhões de acordo com a cotação desta segunda, dia 30 de abril. Moradora da região há mais de 30 anos, Francisca Aderaldo conta que já ouviu muitas promessas sobre a reforma da estrada e afirma que, desta vez, vai esperar por algo concreto. “Olha, eu agora só acredito vendo”, enfatiza a moradora.
Por Thomas Pacheco
Foto: Banco de Dados