O autor do projeto é o vereador Dimas Matias que modifica o nome da rua Guararapes para Raimundo Pinto
Um grupo de moradores do Distrito da Jurema, realizou um ato de protesto na porta da Câmara Municipal, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (17), contra o Projeto de Lei de autoria do vereador Dimas Matias (Avante), que tramita na casa e modifica o nome da Rua Guararapes para rua Raimundo Pinto.

Portando cartazes com mensagens de protesto e apitos contra a proposta de Dimas, os moradores afirmam que não faz nenhum sentido mudar o nome de uma rua que está denominada desde a criação do Distrito, de uma hora para outra sem uma justificativa plausível.
“Não entendemos e não aceiramos mudar o nome da tradicional rua de nosso bairro, Já temos uma grande afeição e carinho por este nome. Além do que uma mudança de nome de rua, impacta em uma série de problemas de ordem jurídica.” Afirma um dos participantes do protesto.
Justificativa do autor do Projeto
Ao justificar seu Projeto que modifica o nome da rua Guararapes, o vereador Dimas Matias, afirma que a medida é uma homenagem ao líder comunitário Raimundo Pinto. Porém, durante seu pronunciamento, Dimas solicitou que o Projeto seja temporariamente retirado de pauta..
Origem toponímica das ruas da Jurema
As ruas do Distrito da Jurema, são uma homenagem ao México, que em 1970 sediou a Copa do Mundo de Futebol em que o Brasil ganhou o Tricampeonato e nossos atletas foram muito bem recebidos pelos mexicanos.
Pelo menos duas dezenas de ruas naquela área, têm origem em toponímica mexicana. Dentre elas podemos citar: as ruas Acapulco, Torreon, Poebla, Consumel, Tampico, Campeche, Vera Cruz e Galiente. Até mesmo uma cidade que foi mexicana, mas hoje faz parte dos Estados Unidos, acabou contemplada na homenagem. No caso, San Diego.
Esse batismo veio porque os dois bairros surgiram em 1970, em meio à Copa do Mundo do México. Eles se originaram de loteamento construído por uma imobiliária. “O Brasil festejava o tri, então a homenagem acabou sendo natural”, resgata Luiz Carlos Farias, morador da região desde 1996.
