Moradores da Rua Guararapes em frente à Câmara Municipal de Caucaia. (Foto: Kté Santos)

Projeto de autoria do vereador Dimas Matias altera para Raimundo Izidoro o nome da tradicional rua daquele distrito

Um grupo de moradores da Rua Guararapes no distrito da Jurema em Caucaia, fez um protesto em frente à Câmara Municipal durante a Sessão desta quinta-feira (16), contra a mudança do nome da rua Guararapes, que a partir de agora será denominada de Rua Raimundo Izidoro. O projeto foi apresentado pelo vereador Dimas Matias (Avante) e agora segue para sanção do prefeito Vitor Valim.

Segundo o líder comunitário, Cláudio Freitas, a comunidade da referida rua, está profundamente revoltada com a atitude do parlamentar.

Queremos aqui demonstrar nosso repúdio a esta atitude do vereador Dimas Matias. O senhor vereador tomou esta decisão sem nem ao menos consultar nós moradores. Aliás, este cidadão nunca nem andou nesta rua. Vamos agora tentar convencer o sr. prefeito a não sancionar tal projeto que não trará nenhum benefício à nossa comunidade“. Pontuou Cláudio.

Segundo o autor do Projeto, sua atitude foi uma homenagem a Raimundo Izidoro, que é pai de uma líder comunitária no bairro Parque Potira, cortado pela Rua Guararapes.

A Redação do Gazeta da Jurema, buscou informações, inclusive nas Redes Sociais informações sobre o homenageado, porém não foi encontrada nenhuma referência.

Origem toponímica das ruas da Jurema

As ruas do Distrito da Jurema, são uma homenagem ao México, que em 1970 sediou a Copa do Mundo de Futebol em que o Brasil ganhou o Tricampeonato e nossos atletas foram muito bem recebidos pelos mexicanos.

Pelo menos duas dezenas de ruas naquela área, têm origem em toponímica mexicana. Dentre elas podemos citar: as ruas Acapulco, Torreon, Poebla, Consumel, Tampico, Campeche, Vera Cruz e Galiente. Até mesmo uma cidade que foi mexicana, mas hoje faz parte dos Estados Unidos, acabou contemplada na homenagem. No caso, San Diego.

Esse batismo veio porque os dois bairros surgiram em 1970, em meio à Copa do Mundo do México. Eles se originaram de loteamento construído por uma imobiliária. “O Brasil festejava o tri, então a homenagem acabou sendo natural”, resgata Luiz Carlos Farias, morador da região desde 1996.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here