Doutor Pinho faleceu lúcido e consciente na UTI do Hospital Otoclínica em Fortaleza
Morreu no final da manhã deste sábado (22) o farmacêutico, sanitarista, cientista, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Viçosa do Ceará, Felizardo de Pinho Pessoa Filho. Doutor Pinho, como era conhecido, completaria 107 anos em 26 de abril. Ele foi responsável pela descoberta e tratamento dos primeiros casos de calazar no Ceará e no Brasil, a partir de 1946.
TRABALHO ÍMPAR
Com recursos próprios, montou um hospital de campanha para atender pacientes cearenses e piauienses infectados pelo flebótomo, mosquito vetor da leishmaniose visceral, também conhecida como esplenomegalia tropical. Doutor Pinho faleceu lúcido e consciente na UTI do Hospital Otoclínica, após complicações decorrentes de um trombo e perda das funções renais.
ÚLTIMOS PEDIDOS
Segundo o advogado César Pinho, um dos filhos do sanitarista, nos últimos momentos de vida, o pai pediu a presença da esposa, Maria Lúcia Fontenele de Pinho Pessoa, de 90 anos, e dos filhos. “Ele pediu que cuidássemos dela, que não faltasse carinho e afeto. Disse que a amava e pediu que não soltássemos a mão um do outro. Ele sabia que tinha chegado a hora. Foi uma sensação triste, mas é o início de uma grande saudade”, relatou.
ENTREVISTA NA PANDEMIA
Em agosto de 2021, Doutor Pinho foi destaque das Páginas Azuis do jornal O POVO, em uma entrevista concedida por videoconferência durante a pandemia de Covid-19. Na ocasião, relatou como atravessou diferentes epidemias, incluindo a Gripe Espanhola (1918-1920). Até poucos meses atrás, ainda tocava piano e manipulava fórmulas em seu laboratório particular. Durante a entrevista, também revelou que cientistas da Fundação Carlos Chagas teriam furtado sua pesquisa, incluindo dados e prontuários dos primeiros 18 pacientes diagnosticados com calazar no Ceará.
Além de sua trajetória científica, Doutor Pinho teve seu nome associado a uma cachaça fabricada em Viçosa do Ceará. Seu legado na saúde pública e na pesquisa permanece como referência no combate a doenças tropicais no Brasil.
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo