Nas últimas semanas o tema tem ganhado as ruas e Redes Sociais com discussões acirradas entre defensores e os contrários
Um dos temas mais discutidos nas Redes Sociais em Caucaia nas últimas semanas, tem como protagonista, a Câmara Municipal. Isso em função da aprovação de algumas propostas apresentadas por vereadores, que renomeiam algumas ruas no município.
E duas destas alterações, foram realizadas no Distrito da Jurema, propostas pelos vereadores Ratinho Filho e Dimas Matias. O Vereador Dimas inclusive relatou na Tribuna ter sofrido alguns insulto por algumas pessoas que não compactuam com sua proposta que alterou o nome da tradicional rua Guararapes para Raimundo Izidoro.
A mais recente e mais criticada pela população, foi a renomeação da também tradicional rua Mozart Pinto, para rua José Forte. A proposta foi do vereador Ratinho Filho.
Na última quinta-feira, 23, durante a Sessão Ordinária um grupo de moradores capitaneados pela Associação Fazedores do Bem, se fez presente à praça Fausto Sales pra mostrar seu insatisfação com a medida do jovem parlamentar.
Segundo os moradores “afetados”, estas mudanças trazem uma série de inconveniências. Dentre elas, uma de ordem jurídica e social. Pois argumentam que cadastros feitos em instituições bancárias por exemplo têm que ser refeitos, trazendo em alguns caos prejuízos em andamentos de empréstimos como o Crediamigo do BNB.
Uma das lideranças ouvidas pela reportagem, foi o jornalista e líder emancipalista, Luiz Farias, morador da Jurema há mais de 25 anos. Segundo Farias, os parlamentares têm temas mais importantes para serem discutidos com a sociedade do que se aterem com “coisas desnecessárias” como mudar nomes de logradouros tradicionais do município.
A última rua renomeada e que gerou mais protestos, foia a Mozart Pinto, que inicia na BR 020, nas imediações do posto Canindé, corta todo Parque Potira e termina no bairro Parque Albano, numa extensão de aproximadamente 1.500 m.
Veja abaixo o vídeo em que Luiz Farias faz suas críticas às medidas aprovadas pelo legislativo caucaiense.
Origem toponímica das ruas da Jurema
As ruas do Distrito da Jurema, são uma homenagem ao México, que em 1970 sediou a Copa do Mundo de Futebol em que o Brasil ganhou o Tricampeonato e nossos atletas foram muito bem recebidos pelos mexicanos.
Pelo menos duas dezenas de ruas naquela área, têm origem em toponímica mexicana. Dentre elas podemos citar: as ruas Acapulco, Torreon, Poebla, Consumel, Tampico, Campeche, Vera Cruz e Galiente. Até mesmo uma cidade que foi mexicana, mas hoje faz parte dos Estados Unidos, acabou contemplada na homenagem. No caso, San Diego.
Esse batismo veio porque os dois bairros surgiram em 1970, em meio à Copa do Mundo do México. Eles se originaram de loteamento construído por uma imobiliária. “O Brasil festejava o tri, então a homenagem acabou sendo natural”, resgata Luiz Carlos Farias, morador da região desde 1996.