O especialista veio a convite da vereadora Emília Pessoa
A sessão da Câmara dos vereadores de Caucaia desta quinta-feira, dia 22, alinhou as discussões para a saúde, mais especificamente, a do homem, centrado na proposta do Novembro Azul. A convite da vereadora Emília Pessoa (PSDB), o médico urologista Doutor Galeno Taumaturgo fez uma explanação sobre o câncer de próstata e suas consequências para os portadores da doença.
O tema é de grande relevância em virtude do grande número de novos casos de câncer no público masculino, o que preocupa as entidades de saúde. Em pesquisa apresentada no começo do ano, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Ministério da Saúde (MS) estimam a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil durante o biênio 2018-2019. Destes, 68.220 serão de próstata. É o segundo tipo de câncer mais incidente, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com 165.580 casos novos para o biênio.
Em virtude destes dados, vem a importância das ações de conscientização do Novembro Azul. Durante a solenidade, o médico apresentou cuidados e tirou as dúvidas mais frequentes acerca do tema, que teve a participação e atenção de todos os vereadores presentes. A presidente da Câmara e vereadora Natécia Campos agradeceu a presença do especialista e enalteceu a importância de se discutir temas relacionados à saúde da população.
Desde o início deste mês, a prefeitura de Caucaia anunciou uma “grande força-tarefa” da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em todas as Unidades Básicas de Saúde (USB). Além do trabalho educativo, os postos disponibilizam exames de PSA, que detectam precocemente casos de câncer de próstata. De acordo com a prefeitura, apenas no dia 05 de novembro, o Centro de Referência à Saúde do Homem, localizado no bairro Grilo, registrou 160 atendimentos: 30 para urologista, 30 para cardiologista, 20 para dermatologista e 80 para odontologista.
Texto: Thomas Pacheco