Na manhã desta sexta-feira, 07, os Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECOs) do Piauí e Ceará deflagraram a operação “Escamoteamento”, que investiga esquema de fraudes em licitações em diversos municípios dos dois Estados. Segundo os promotores de Justiça que acompanharam a ação, as fraudes envolvem empresas fantasmas e os desvios chegam a R$ 60 milhões, com a participação de empresários e agentes políticos.
No Ceará, em Tianguá e Ubajara e com auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 18 mandados de busca e apreensão em residências e empresas de investigados, duas conduções coercitivas de investigados que foram ouvidos na sede das Promotorias de Justiça de Tianguá, além de cinco sequestros de bens oriundos dos crimes praticados.
Participaram da operação, além dos promotores de Justiça dos GAECOs do Piauí e Ceará, promotores de Justiça da Comarca de Tianguá, e técnicos da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas do Piauí, (TCE-PI), com também as Polícias Militar e Civil do Piauí.