Presidentes das comissões são indicados pelos líderes partidários

Após volta do senador Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado, a direita garantiu o controle de comissões importantes na Casa. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) assumirá a Comissão de Segurança Pública. Marcos Rogério (PL-RO) ficará à frente da Comissão de Infraestrutura. Já a Comissão de Direitos Humanos será presidida por Damares Alves (Republicanos-DF).

O Partido Liberal (PL) também deve comandar a Comissão do Esporte. Outras comissões, como as de Comunicação e Direito Digital, Defesa da Democracia e Transparência, ainda aguardam definições.

Os presidentes das comissões são selecionados por meio da indicação dos líderes partidários, que fazem as negociações para definir quem ficará à frente de cada grupo. De acordo com Marcos Melo, diretor da Secretaria de Comissões, os presidentes possuem o que é chamado de “poder de agenda”, ou seja, eles têm a autoridade para definir as pautas das reuniões e escolher os relatores dos projetos.

As comissões começam seus trabalhos apenas depois de constituírem seus membros e elegerem os presidentes e vices. Além de analisarem propostas legislativas, esses grupos também tem a capacidade de convocar ministros, realizar sabatinas com indicados para tribunais e embaixadas, fiscalizar ações do governo e promover audiências públicas.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here