Ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima
Ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima

Dos sete integrantes da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, cinco votaram a favor da abertura de um processo para investigar a conduta do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, no episódio que levou à demissão de Marcelo Calero do cargo de ministro da Cultura. Mas um dos membros da Comissão, o advogado José Saraiva, pediu mais tempo para analisar o caso. Saraiva foi indicado para o grupo na gestão Temer.

O caso ganhou repercussão na mídia. Nesta segunda-feira, após um evento, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi questionado pela imprensa sobre uma possível demissão de Geddel.

Mas foi enfático:

Sonora: “Quem nomeia ministro e demite ministro é o presidente da República. Só tem uma pessoa que pode responder a essa pergunta.”

Em resposta ao caso, Geddel admitiu que conversou com o ex-ministro da Cultura sobre o embargo do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – a uma obra na capital baiana, mas negou que tenha feito pressão.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Calero afirmou que o principal motivo que o levou a pedir demissão da pasta da Cultura foi a pressão que sofreu por parte de Geddel para liberar um empreendimento imobiliário de luxo em Salvador, onde Geddel teria comprado um apartamento.

Com Agência Brasil…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here