“Olhando para o problema nascido da ex-gestão, o plenário da Câmara de vereadores restringe a presença da população”.
A sede do Legislativo de Caucaia, localizada na Praça Coronel Fausto Sales, passou por uma reforma, mas não agradou a população que fica do lado de fora. A nova mesa diretora tem agora a missão de adaptar o prédio, para que possa atender a população, porém não tem espaço para fazer novas adequações.
De acordo com a presidente da Casa de Leis, vereadora Natercia Campos (PMB), “Estamos procurando trabalhar com a maior clareza possível em nossos atos. Novo mandato na presidência da Câmara de Caucaia está sendo pautado pela transparência nos atos e decisões. com relação à reforma do plenário da Câmara, foi ato da ex-gestão, lamento muito pelo o povo não poder na intriga acompanha as sessões por falta de espaço” declarou a parlamentar.
O vereador Weibe Tapeba (PT) é um dos que estranham a redução de espaço para a população. “Temos que incentivar a participação popular na política local e, neste quesito, a Câmara está dando um péssimo exemplo” disse o vereador.
A reforma
O prédio da Câmara Municipal de Vereadores foi reformado e adaptado para receber sua nova composição, uma vez que o número de Edis passou de 17 para 23.
Casa do povo?
A Câmara de Vereadores é considerada a mais aberta e democrática dos poderes locais, em face de ser composta por membros das mais variadas ideologias, cabendo-lhe proporcionar condições para que a sociedade a ela recorra na busca de seus direitos.
A população critica
As pessoas que conseguiram acesso ao miúdo espaço do plenário protestavam “deixa o povo entrar” e “a casa é do povo”.
“Isso é um absurdo, porque aqui é a ‘Casa do Povo’. Somos nós quem pagamos isso aqui, é fruto do nosso trabalho. As portas deveriam estar abertas”, criticou a dona de casa Gilda Vieira
O autônomo Paulo Roberto Ferreira também não concordou com a postura da Casa. “No nosso país, o único direito que a gente tem é pagar as coisas. Participar não, mas pagar, sim” desabafou.
A estudante Joana Lima, “É um absurdo a população não ter acesso o plenário da Câmara, tendo que fica na Praça” disse.
O aposentado Roberto da Silva, disse que “Isso mostra claramente o desrespeito com a população e de forma amadora e desorganizada se fez essa reforma no plenário, esquecendo a participação do povo” destacou.
Rousseau (1778) ressaltou que “o Poder Legislativo pertence ao povo, e não pode pertencer senão a ele”.
O corredor de imprensa
Muitos profissionais precisam da estrutura para trabalhar e desempenhar bem o seu papel de levar a informação até a população.
O corredor de imprensa da Câmara tem sido alvo de críticas dos jornalistas, repórteres e radialistas que precisam trabalhar no local. Os comunicadores de Caucaia estão insatisfeitos com a infraestrutura do lugar. Além do espaço não comportar toda a imprensa municipal, faltam até cadeiras para a categoria.
Com RR Interativo….