Práticas úteis e aconselháveis para a assistência ao parto normal serão efetivadas
Com o objetivo de assegurar às gestantes um melhor atendimento nos equipamentos públicos de saúde de Caucaia, o prefeito Naumi Amorim assinou, nessa quarta-feira (2/8), projeto de lei que dispõe sobre o parto humanizado no município. A matéria será encaminhada para apreciação da Câmara de Vereadores.
O documento estabelece dez práticas úteis e aconselháveis para a assistência ao parto normal e será efetivado por meio do projeto estruturante “Humana Luz”. Entre as principais diretrizes estão o desenvolvimento, ainda no pré-natal, de uma cultura de autonomia da mulher em relação ao parto e a promoção da estética do acolhimento amoroso, garantindo conforto e segurança às gestantes e seus bebês. “Esse evento é muito importante e vai servir de exemplo para todo o Estado”, declarou Naumi, comemorando a iniciativa pioneira no Ceará.
O projeto foi apresentado pelo médico Manoel Fonsêca, cooperador técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Nós temos que respeitar a fisiologia do parto e respeitar a gestante no momento de ela dar à luz”, explica o especialista. Segundo ele, a conduta dos profissionais da saúde e até a temperatura do ambiente pode interferir no momento do parto.
Por isso, profissionais da Atenção Primária e servidores da Maternidade Santa Terezinha vão passar por capacitações. A ideia é começar preparando a base, os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, e, em seguida, ampliar esse direcionamento aos funcionários da maternidade, que deverá passar por adaptações estruturais para melhor oferecer o parto humanizado.
O projeto recebeu parecer positivo dos obstetras do município e está de acordo com as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Esse projeto é um processo firme e não um produto pronto e acabado. Por isso, vai se aperfeiçoar posteriormente. Nasce sadio e robusto e já conta com o apoio do Executivo e do Legislativo”, ressalta o secretário municipal de Saúde Moacir Soares.
A futura implementação dessa política inovadora já faz a SMS prever resultados de grande impacto no sistema municipal de saúde, como a redução significativa das mortalidades materna e neonatal por causas evitáveis, a diminuição da taxa de cesáreas para 25% e o aumento da qualidade e do grau de satisfação com o pré-natal e atenção ao parto.
A implementação do projeto pretende ainda incentivar o estímulo ao afeto entre mãe e filho, reduzindo maus-tratos na infância, além de contribuir para o empoderamento feminino e redução da violência contra a mulher. “O dia de hoje é motivo de orgulho e alegria e certamente será um marco na história de Caucaia em relação ao cuidado com as gestantes e seus bebês e para o empoderamento e dignidade das mulheres deste município”, salienta Fonseca.
As medidas são aguardadas com entusiasmo pelos profissionais que já se dedicam à humanização do parto e ao acolhimento afetuoso, com respeito e dignidade às gestantes. “Hoje é um dia de muita felicidade para nós. Esperamos que as gestantes encontrem muito amor e carinho na hora do parto, que é um momento tão difícil. Agradeço ao prefeito em nome da minha equipe. Se é uma vitória para as gestantes, imagine pra nós”, celebra a agente comunitária de saúde do Itambé, Rute Kelma.