Idealizador do Projeto, Claudio Freitas, encontra dificuldades mas não desiste do sonho
Depois de assistir uma palestra dois dias antes de correr a São Silvestre de 2005, em São Paulo, o maratonista Cláudio Freitas Carneiro, 53, natural de Quixadá (CE), teve a ideia de trazer para sua comunidade um projeto de atletismo.
Com os planos estruturados, fundou no mesmo ano, com uma brincadeira em sua rua, a Escolinha Pique do Atletismo, no distrito da Jurema, em Caucaia (CE). O objetivo é tirar crianças e adolescentes das ruas a partir da prática esportiva.
O seu conhecimento como atleta vem fazendo toda a diferença na vida de promissores jovens há 12 anos. De acordo com Claudio, o projeto tem atualmente 120 crianças entre 6 e 18 anos, dos bairros Parque Guardalajara, Araturi, Metropole e Potira.
Segundo Claudio, não é facil tocar um prjeto desta natureza, pois não há incetivos nem do Municipio e nem do Estado. Porém, Claudio tem uma preocupação que é a construção de uma areninha que o prefeito Naumi Amorim em parceria com o Governo do Estado, pretendem instalar na praça do Remo.
Hoje, a “pracinha”, como é carinhosamente conhecida pela população, conta com um pequeno espaço para o atletismo, beneficiando as crianças do projeto. Para Claudio, a obra pode acabar com o seu sonho de levar suas crianças aos mundiais de atletismo.
Camila Pinheiro