Lei foi sancionada pelo Presidente em Exercício Hamilton Mourão
Enquanto esteve no exercício da Presidência interina da República durante a viagem de Jair Bolsonaro ao exterior, o vice-presidente Hamilton Mourão sancionou o Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Prevenção ao Diabetes. O projeto de autoria do ex-deputado federal cearense, Raimundo Gomes de Matos, estabelece que o Sistema Único de Saúde (SUS), terá que oferecer o tratamento da doença e de suas complicações.
O diabetes é causado pela baixa produção de insulina, que o hormônio que controla a glicose e o açúcar no sangue.
Durante a votação no Congresso o senador goiano Jorge Cajuru ( Cidadania ), defensor do projeto, afirma que o tratamento é caro e por isso é importante que o tratamento seja oferecido pelo SUS. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 13 milhões de brasileiros têm diabetes.
Para o autor da lei, Raimundo Gomes de Matos, que é médico e conhece toda a problemática de quem é afetado pela doença, a sanção feita por Hamilto Mourão, marca um um grande avanço no atendimento básico das pessoas afetadas.
” O diates que afeta mais de 13 milhões de brasileiros é uma das doenças que mais trazem limitações a quem é afetado por ela. Não sendo controlada, as complicações levam desde problemas cardíacos, renais a amputações de membros. Isso além de trazer sofrimentos a quem é afetado, trás grandes prejuízos ao à vida social do cidadão. E nosso projeto vem amparar estas pessoas na hora de buscar um tratamento e assim permitir a possibilidade de uma melhor qualidade de vida“. Afirmou Raimundo Matos.
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).