Ao comprar um veículo zero quilômetro, o primeiro emplacamento já é feito no padrão Mercosul
Embora esteja em vigor no Brasil desde 2020, a placa padrão Mercosul ainda não foi incorporada em todos os veículos. Vale lembrar que a troca da placa cinza pela Mercosul não é obrigatória. No entanto, existem algumas situações que exigem a troca pelo padrão atual.
Ao comprar um veículo zero quilômetro, o primeiro emplacamento já é feito no padrão Mercosul. Portanto, o comprador não precisa se preocupar, pois isso já será feito de maneira automática.
Caso o veículo esteja ainda com a placa cinza e seja vendido, será necessário trocar pela placa padrão Mercosul, já que a transferência de propriedade é um dos requisitos que exige a mudança. Outro cenário em que a troca é obrigatória é a mudança de estado ou município.
Por último, é preciso fazer a troca da placa antiga pela padrão Mercosul em caso de furto, dano ou perda da chapa de identificação. Existe também a possibilidade de fazer a troca de modo voluntário, caso o proprietário do veículo faça questão de atualizar a placa de seu carro.
Preço para trocar a placa cinza pelo padrão Mercosul
Independentemente de seja a situação que exija a troca das placas, é preciso solicitar uma segunda via ao Detran de seu estado. No caso de São Paulo, é possível fazer o agendamento em uma unidade neste link. Porém, é necessário comparecer presencialmente para entregar os documentos necessários.
O problema é que desde que o padrão Mercosul foi estabelecido, é preciso pagar pela nova placa em empresas independentes credenciadas. Dessa forma, não existe um valor tabelado das novas placas, já que cada empresa estabelece seus valores.
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo