Existem três réplicas no mundo e apenas uma   levanta voos; Veja vídeo!

Uma réplica do avião 14 Bis caiu durante a decolagem em uma apresentação no aeroclube de Bauru (SP). O acidente ocorreu na tarde do dia 09 de junho, na 6ª edição do Arraiá Aéreo.

A passagem do avião 14 Bis estava prevista para ocorrer após a apresentação da equipe da Esquadrilha da Fumaça, mas teve o voo frustrado. O piloto Alan Callassa, representando o criador da aeronave, Santos Dumont, foi rapidamente socorrido e não se feriu.

A réplica da famosa aeronave foi construída pelo goiano Allan Calassa há alguns anos e desde então vinha viajando o mundo expondo sua obra, em cidade como Paris (FR) [ na qual Santos Dumont realizou o primeiro voo do mundo]. Assim como nos Estados Unidos, país que nega a paternidade da aviação a Dumont, em uma das maiores feiras do setor, com 26 mil aviões, na qual o 14 Bis de Allan foi destaque absoluto.

Calaça construiu duas réplicas perfeitas, uma está no Museu do Ar em Portugal e outra no Museu do Ar da França. Uma outra réplica percorre exposições nos cinco continentes. Esta que acidentou-se, ficava em Caldas Novas (GO), onde Allan mora atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here