A aeronave decolou da Irkutsk Aviation Plant, uma filial da Irkut Corporation que faz parte da Rostec e foi pilotada pelos pilotos de teste Vasily Sevastyanov e Andrei Voropaev, bem como pelo engenheiro de teste Alexander Soloviev.
A aeronave MS-21-310 fez seu primeiro voo com os motores turbofan Aviadvigatel PD-14 de fabricação russa nessa terça-feira (15), de acordo com um comunicado da estatal russa Rostec. A tarefa consistiu em verificar os modos de operação do sistema de propulsão, a estabilidade e controlabilidade da aeronave, bem como o funcionamento de seus sistemas. O voo durou 1 hora e 25 minutos.
“Este voo é o resultado da unificação de dois importantes programas da indústria da aviação civil na Rússia: a aeronave MS-21 e o motor PD-14. Graças aos esforços de cientistas, construtores, engenheiros e trabalhadores está sendo criado um avião de passageiros de nova geração que retorna nosso país à primeira divisão da aviação mundial” , disse o CEO da Rostec, Sergei Chemezov.
A aeronave decolou da Irkutsk Aviation Plant, uma filial da Irkut Corporation que faz parte da Rostec e foi pilotada pelos pilotos de teste Vasily Sevastyanov e Andrei Voropaev, bem como pelo engenheiro de teste Alexander Soloviev.
O MS-21 é um avião comercial de médio porte criado pelas empresas Rostec. Ele será produzido com os motores russos PD-14 e os motores americanos PW1400G, que agora estão passando por testes de certificação.
O MS-21-300 padrão tem capacidade para 132–163 passageiros em uma configuração de duas classes e 165–211 em uma única classe, e um alcance de até 6.400 km. Até o momento, são cerca de 200 pedidos firmes e quase 150 intenções de compra.
Note que alguns sites mostram o nome da aeronave como MC-21. Tal nomenclatura é aceita. No entanto, pelo alfabeto russo, o “C” é o equivalente ao “S” que conhecemos.