A Capital é a primeira cidade brasileira a receber a ferramenta de proteção
Uma das ações disponiveis no botão é ligar automaticamente para a polícia. Ao escolher essa opção, o app exibirá ao passageiro informações da corrida, como modelo/placa do carro e localização, facilitando assim a comunicação às autoridades. Os dados ainda serão compartilhados imediatamente com os contatos de confiança caso o usuário decida chamar o 190. Na função contatos de confiança, o usuário pode adicionar números de até cinco pessoas para falar com família ou amigos.
O compartilhamento de rota, segundo destaca o porta-voz de segurança da 99, Raul Montenegro, pode ser feito com qualquer pessoa da lista de contato. “A segurança é uma preocupação legítima da 99 desde o começo da empresa, que tem a política de investir cada vez mais em elementos e ferramentas para a segurança tanto de passageiros como dos motoristas”, comenta.
Conforme Montenegro, a expansão do serviço em Fortaleza já acontece aos poucos nos próximos dias e a expectativa é que o serviço já seja expandido para todo o Brasil nas próximas semanas. O botão chega ao País depois de ser implementado pela gigante DiDi Chuxing na China, no ano passado. Em setembro, a versão estrangeira foi aprimorada com novas funcionalidades que servem 550 milhões de passageiros. Cerca de 4 milhões de usuários chineses inseriram contatos de confiança e mais de 6 milhões compartilharam a rota em apenas uma semana.
Fonte: Diário do Nordeste