Liderado pela presidente Natércia Campos, um grupo de vereadores de Caucaia, fez uma visita na manhã desta quinta-feira, 30/03, aos permissionários do Mercado Público da cidade. Os parlamentares foram ver in loco a situação do equipamento que estava interditado em função da queda de parte da cobertura e ao mesmo tempo ouvir os permissionários que mostram-se aflitos com a delicada situação.
Durante a visita e após verificarem a situação do equipamento, ficou decidido que a Câmara Municipal levará até ao prefeito o pleito dos permissionários para que se resolva os problemas do local o mais rapidamente possível, para que todos continuem seu trabalho e garantam o sustento de suas famílias.
Entenda o caso
O Mercado Público de Caucaia é um equipamento muito antigo e que ao longo do tempo vem sofrendo desgastes ocasionados pela falta de manutenção adequada para garantir segurança tanto aos permissionários como também aos usuários que frequentam o local. Com a falta da adequada manutenção, estruturas de aço expostas e enferrujadas, não suportaram as fortes chuvas do último domingo, 26/03 e acabaram ruindo. Com isso parte do telhado caiu e fez com que os órgãos da Gestão Municipal e o Corpo de Bombeiros interditassem o equipamento.
Porém, após vistoria dos órgãos envolvidos, o Mercado foi reaberto, o que gerou muitas apreensões por parte de vários setores da sociedade do município. A própria Câmara Municipal durante a Sessão legislativa, externou em debate o receio de que algo pior viesse a acontecer comprometendo a segurança de permissionários e usuários. Então vários vereadores liderados pela presidente Natécia Campos resolveram visitar os permissionários e ao mesmo tempo conferir de perto a real situação do estabelecimento.
Medo e apreensão
Os cerca de 600 permissionários que trabalham no local, demonstraram medo e apreensão. Medo de a qualquer momento a situação de degradação do equipamento se agravar e comprometer e afetar a sua funcionalidade. Apreensão pelo fato de entenderem que algo tem que ser feito, porém sem que isso venha afetar as vendas, já que todos são pequenos empreendedores e precisam tirar o sustento de suas famílias dos negócios que mantêm no local.
Para tentar solucionar o problema o prefeito Naumi Amorim esteve em Brasília na busca por recursos, onde circulou dentre outros, no Ministérios das Cidades.