Em um dos maiores vexames causados às suas torcidas nos últimos anos, Ceará e Fortaleza, os dois times de maior expressão no estado, foram eliminados em suas estreias na Copa do Brasil de 2017. Até aí nada de “anormal”, não fossem as circunstâncias e os adversários que os eliminaram. Com a nova regra, bastava-lhes empatar para seguirem na competição. Porém ambos prederam sua partida e estão fora da maior competição nacional.
Outro fator que fez aumentar a vergonha de ambos, é a inexpressividade dos adversários no cenário futebolístico nacional.
O Ceará foi até o Rio de Janeiro para enfrentar modesto Boa Vista, onde um empate por qualquer placar faria com o alvinegro cearense avençasse à próxima fase. Porém, para a surpresa e decepção de sua torcida o time foi derrotado por 1 x 0, gol marcado já nos acréscimos pelo veterano Marcelo Nicácio e acabou eliminado em sua estreia na competição.
Já o Fortaleza foi até Santarém no interior do Pará, enfrentou a equipe do São Raimundo, também acabou derrotado e consequentemente eliminado da Copa do Brasil, aumentando a vergonha do futebol cearense na competição nacional. O Leão cearense perdeu pelo placar de 2 x 1 e junta-se ao Ceará na vexatória participação de ambos na competição.