Designado WH002 e utilizando a matrícula N779XX, este avião é o segundo dos quatro da frota dedicada de ensaios de voo e testará características de pilotagem e outros aspectos do desempenho do avião
A Boeing informa que realizou nesta quinta-feira, 30 de abril, um primeiro voo produtivo e bem-sucedido do segundo avião 777X, o novo modelo da fabricante que se coloca como o maior bimotor da história da aviação.
O comandante Ted Grady, piloto do projeto 777X, e o comandante Van Chaney, piloto principal do programa 777 / 777X, voaram por 2 horas e 58 minutos sobre o estado de Washington antes de aterrissar no Boeing Field de Seattle às 14h02 do horário do Pacífico.
Designado WH002 e utilizando a matrícula N779XX, este avião é o segundo dos quatro da frota dedicada de ensaios de voo e testará características de pilotagem e outros aspectos do desempenho do avião. O primeiro voa com a matrícula N779XW.
Uma variedade de equipamentos, sensores e dispositivos de monitoramento em toda a cabine permite que uma equipe a bordo documente e avalie a resposta do avião às condições de teste em tempo real.
O plano de ensaio do 777X apresenta uma série abrangente de testes e condições no solo e no ar para demonstrar a segurança e a confiabilidade do projeto. Até o momento, as tripulações voaram o primeiro avião por quase 100 horas em uma variedade de configurações de flaps, velocidades, altitudes e configurações de sistemas, como parte da avaliação inicial do envelope do voo.
Com a aeronavegabilidade inicial agora demonstrada, a equipe pode adicionar com segurança pessoal para monitorar os testes a bordo, em vez de confiar apenas em uma estação de telemetria terrestre, desbloqueando os testes a distâncias maiores da base operacional.
Sobre a família Boeing 777X
O programa 777X inclui os modelos 777-8 e 777-9, os mais novos membros da família 777 widebody (corpo largo, dois corredores entre assentos) da Boeing. Confira a seguir as principais características dos dois novos jatos:
Assentos (configuração típica de 2 classes):
- 777-8: 384 passageiros
- 777-9: 426 passageiros
Motores:
- GE9X da GE Aviation, os maiores e mais potentes turbofans já produzidos
Alcance:
- 777-8: 8.730 milhas náuticas (16.170 km)
- 777-9: 7.285 milhas náuticas (13.500 km)
Envergadura (distância entre as pontas das asas):
- Pontas de asas estendidas: 71,8 metros
- Pontas de asas dobradas: 64,8 metros
- Obs.: ambos os modelos possuem a mesma envergadura
Comprimento:
- 777-8: 69,8 metros
- 777-9: 76,7 metros
Veja nas matérias a seguir mais algumas curiosidades sobre a família 777X, como detalhes de suas dobráveis e de seus enormes motores, que são do diâmetro da fuselagem de um Boeing 737!