Avião da Gol Linhas Aéreas pousou em Petrolina após falha no motor. Foto: Reprodução Gazeta da Jurema

182 pessoas estavam a bordo da aeronave que pousou sem maiores problemas

Um voo operado pela Gol Linhas Aéreas, que saiu de Juazeiro do Norte com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos-SP, teve sua rota desviada, após um de seus motores apresentar falhas. Segundo a própria empresa, a aeronave modelo Boeing 737-800, com registro de prefixo PR-GXM, decolou na última sexta-feira (31), às 17h07, com 182 pessoas a bordo e após alguns minutos de voo o motor do lado direito apagou.

Ao detectar a pane, o comandante da aeronave solicitou autorização para desviar sua rota para o aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE, onde pousos cerca de 35 minutos após a decolagem.

Em áudio divulgado pelo jornal Diário do Nordeste, um dos pilotos conversa com o controle de tráfego aéreo. No arquivo, é possível escutar um alarme na cabine de comando. Segundos depois, o piloto declara: “Pan-pan, pan-pan, pan-pan“.

O código, ao ser repetido três vezes, indica que a tripulação comunica uma situação de “urgência” ao controlador de tráfego aéreo. 

Ainda no áudio, o piloto informa que o motor direito da aeronave apagou, além de que está voando em um monomotor. As aeronaves usadas em voos comerciais são preparadas para voar em segurança mesmo com um único motor em caso de emergência.

Ouça áudio!

Em seguida, o piloto solicita o desvio do voo para pousar em Petrolina. Além disso, como medida preventiva, pede apoio do Corpo de Bombeiros e assistência médica no solo.

No motor do avião, os danos ficaram visíveis: a quebra das lâminas que giram dentro do motor provocou alguns detritos no equipamento.

A Gol Linhas Aéreas afirmou, em nota, que o voo 1875 alternou sua rota devido a “manutenção não programada”, dado que foi detectada necessidade de troca de aeronave para prosseguimento da viagem.

A companhia pontuou que todos os clientes foram reembarcados, e o voo pousou em Guarulhos com 6h23min de atraso.

Durante as tratativas em Petrolina, todos os clientes ficaram na sala de embarque e receberam alimentação para aguardar a chegada do novo avião, segundo a empresa.

A Gol acrescentou ainda que lamenta os transtornos causados, mas reforça que os procedimentos adotados visaram à segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here