Créditos: Represa três gargantes - Divulgação

A China está construindo a maior Hidrelétrica do mundo e o empreendimento tem chamado atenção da mídia. Estudos da NASA afirmam que a represa impacta na rotação da Terra

Como tudo na China tem números gigantescos, com seu setor de infra-estrutura não é diferente. Exemplo disso, é a represa das Três Gargantas, que está ganhando destaque no segmento de engenharia por sua capacidade de reter 42 bilhões de toneladas de água. Entretanto, este não é o fator mais impactante de sua instalação. Segundo pesquisas de cientistas, a abundância de água retida na Hidrelétrica, em um mesmo lugar, poderia impactar na rotação da Terra.

Hidrelétrica da China ajudará no controle de inundações

Com o impacto na rotação da Terra, o empreendimento faria com que os dias na Terra se tornassem um pouco mais longos que o normal.

A hidrelétrica feita de aço e concreto conta com mais de 2,3 km de extensão e aproximadamente 182 metros de altura e tem ganhado popularidade na imprensa internacional.

Construída entre os três desfiladeiros adjacentes Outang, Wu e Xiling, a barragem das Três Gargantas foi criada por Sun Yat-Sen originalmente, conhecido como pai da China moderna.

Em um artigo, o pesquisador acreditava que a represa poderia ajudar no desenvolvimento das indústrias manufatureiras de seu país.

Além disso, a hidrelétrica naquela região da China poderia contribuir com o controle das inundações no rio Yangtze, ao mesmo tempo que se tornaria um símbolo de “um novo poder chinês”.

O projeto começou a sair do papel apenas em 1946, entretanto teve que ser abandonado durante a Segunda Guerra Mundial. As obras só foram terminadas em 2012 custando algo entre US$ 25 bilhões e US$ 37 bilhões para os cofres chineses.

Vale ressaltar que esta é uma obra que gerou muita preocupação ambiental, estava envolvida em esquemas de corrupção na política da China e foi parada diversas vezes por outros problemas externos.

Estudos da NASA confirmam que a hidrelétrica da China gera impacto na rotação da Terra

Atualmente, a represa atua como lar para 6,4 mil espécies de plantas, 300 espécies de peixes, 3,4 mil espécies de insetos e mais de 500 espécies de vertebrados terrestres.

A erosão existente em seu reservatório gerou deslizamentos de terra recentes que não apenas ameaçou alguns desses animais, entretanto quase paralisou algumas das maiores pescarias do mundo no Mar da China Oriental. Recentemente, a NASA confirmou em relatório que a barragem das Três Gargantas foi responsável por atrasar a rotação da Terra.

Segundo os pesquisadores, todo esse fenômeno pode ser explicado pela 1ª Lei de Newton ( o Princípio da Inércia). Quando o empreendimento está operando em sua capacidade máxima, seu reservatório consegue reter 42 bilhões de toneladas de água.

Desta forma, esta ação faz com que a Terra perca um pouco de força ao girar. Uma mudança na massa deste tamanho na superfície do planeta impacta diretamente sua rotação, ampliando a duração de um dia em 0,06 microssegundos. 

Rotação da Terra e seus impactos no cotidiano

O empreendimento da China não representa uma mudança muito preocupante, visto que a rotação da Terra já é desacelerada naturalmente por fatores como a posição da Lua, movimento do Polo Norte induzido pelas mudanças climáticas, terremotos e por aí vai.

Para se ter uma noção, a NASA estima que a duração de cada dia na Terra aumenta em um milissegundo a cada 5 anos. Desta forma, retardar a rotação em 0,06 microssegundos é praticamente irrelevante.

Os sismólogos Xiaadong Song, Yi Yang, cientistas da Universidade de Pequim, defendem que o núcleo interno da Terra pode ter parado de girar ou mudado o sentido de sua rotação. Este é um tema bem sério e que impacta um tanto a vida no planeta. Em 96, foi descoberto que a esfera de ferro sólido no núcleo interno da Terra gira de forma separada do resto do planeta e a partir daí, vários estudos foram feitos para compreender melhor esse fenômeno.

Fonte; Engenharia 360.com

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here