Reservatório está com 2,59% da capacidade total de armazenamento

A COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), divulgou na tarde desta sexta-feira, 02\03, o balanço do armazenamento de água dos principais reservatórios do estado do Ceará. O principal manancial do estado, o Castanhão foi o que mais se beneficiou das últimas chuvas caídas principalmente na região do Cariri cearense.

De acordo com a companhia, o reservatório teve um aporte de 32,9 milhões de metros cúbicos, que correspondem a 2,59 de sua capacidade total. O aporte representa representa um crescimento de 0,49 ponto percentual na capacidade do maior açude do Brasil.

Se as previsões dos meteorologistas para a quadra chuvosa deste ano — de fevereiro a maio — se confirmarem, este será o mês no qual maior quantidade de água chegará ao local. Historicamente, março é o período com precipitações mais intensas no Ceará. A média para o Estado é de 203,4 milímetros (mm).

Outros reservatórios:

Outros dois importantes açudes do estado continuam em situação crítica e foram muito pouco beneficiados pelas boas chuvas caídas no mês de fevereiro. O segundo mair deles, o Orós, recebeu 430 mil metros cúbicos em sete dias, resultando em uma variação de 0,02 ponto percentual no volume armazenado, chegando a 5,81%.

Enquanto Castanhão e Orós receberam recarga, o Banabuiú, terceiro maior do estado, perdeu água” nos últimos dias, mas em quantidade que não impactou a parcela de ocupação do reservatório, mantido a 0,45% do volume total.

De a cordo com a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), há 45% de chances de as chuvas serem acima do normal neste início de ano. Em fevereiro, o prognóstico se confirmou. Com total de 182,2 mm, os pluviômetros registraram volume de chuva 53,6% maior que a média histórica, considerando dados desde 1981.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here