destaque-385368-cachorro

A campanha Novembro Azul, em alusão à prevenção do câncer de próstata também começa a ser direcionada aos animais.

Pets com a doença podem apresentar sinais clínicos, por isso é importante ficar atento ao perceber que seu bichinho está com dificuldade para urinar ou com problemas para se sustentar sobre os membros posteriores.

Os animais também podem apresentar infecção urinária e, em estágios mais avançados, infecções em múltiplos órgãos.

Segundo especialistas, a patologia tem maior incidência entre cães machos não castrados, devido à produção de hormônio ao longo da vida.

De acordo com a veterinária Farah Ramalho Andrade, a melhor forma de prevenir o câncer de próstata é a castração no primeiro ano de vida do animal.

A veterinária ressalta ainda, a importância da avaliação periódica, principalmente nos cachorros a partir dos seis anos de vida e que não foram castrados.

Segundo Farah, “nessas reavaliações é conivente que sejam feitos tanto exames laboratoriais, de sangue e urina, como exames de imagem, como o ultrassom abdominal, e estudos radiográficos”.

O tratamento, de acordo com a veterinária, consiste na cirurgia de castração ou orquiectomia, retirada os testículos que devem ser enviados para análise histopatológica para um diagnóstico definitivo.

Farah desta também, a importante do tratamento suporte, com anti-inflamatórios e antibióticos para o pré e pós-operatório, além de analgésicos que podem ser manipulados de diversas formas e sabores.

A veterinária recomenda ainda, que cães que já estejam em estágio avançado do câncer de próstata façam acompanhamento com um oncologista e busque tratamento suporte paliativo, visando aumentar o conforto e a qualidade de vida do animal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here