A ação é uma parceria entre o Hemoce e a família do ex-vereador Eduardo Pessoa, que se intitula; “Campanha Eduardo Pessoa de Doação de Sangue, Medula e amor”

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará (HEMOCE), em parceria com a família do ex-vereador de Caucaia, Eduardo Pessoa, relizam a partir desta quinta-feira (12), a ” Campanha Eduardo Pessoa de Doação de Sangue, Medula e amor“.

A ação que acontece há cinco anos, é uma alusão ao ex-vereador que faleceu vítima de leucemia. Desde então, a família tem realizado a campanha no sentido de sensibilizar as pessoas a doarem sangue e medula óssea. Segundo a irmã do ex-parlamentar, a deputada estadual eleita no último pleito, Emilia Pessoa, nesses últimos cinco anos já foram milhares de vidas impactadas. “Famílias anônimas para nós e tesouros para Deus. Afinal, aprendemos fazer o bem sem olhar a quem“! Afirmou Emilia.

O evento está previsto para começar na próxima quinta-feira (12), terminando no sábado (14), sempre começando às 10 h e termando às 19 h.

O local, é o Shoping Iandê no centro de Caucaia.

Dificuldades de doadores compatívies

Estima-se que a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível na família seja de 1 em 100. Já entre pessoas que não são parentes, a possibilidade é ainda menor: 1 em 100 mil.

Doar sangue é simples e salva vidas

Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Veja abaixo algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue:

Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro.

Não estar em jejum.

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Pesar mais de 50kg.

Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.

Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.

Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida). Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses. Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias. Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.

Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres). Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV. Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação. Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas. Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses. Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here