Novos membros do Conselho Municipal de Mulheres de Caucaia. (Foto: Thomas Pacheco)

A solenidade contou com a presença da deputada estadual Érika Amorim,e representantes das secretarias de desenvolvimento social e sociedade

Na manhã desta quinta-feira, 12, foi instalado o Conselho Municipal da Mulher de Caucaia. A reunião acontece na semana de conscientização ao dia internacional da mulher e empossou todas as integrantes que irão lutar pelos direitos das mulheres.

O evento aconteceu no Grêmio de Caucaia e contou com a participação de diversas autoridades estaduais que defendem a causa do desenvolvimento social em causa das mulheres do Ceará, além de representantes da sociedade civil.

A solenidade é um marco para o municipio e para o Estado, pois marca a luta da categoria feminina por mais defesa aos diretos da mulher.


Edilene Veríssimo, secretária adjunta  de Desenvolvimento Social de Caucaia, falou que o mês de março é um mês de reflexões, visto que 1.314 mulheres morreram no ano de 2019. “Nós precisamos reduzir esses números. Precisamos conscientizar as pessoas e aos homens que insistem em tratar a mulher como sexo frágil”, enalteceu ela.


A deputada estadual e primeira dama Érika Amorim reforça que a mulher perde sua autoestima e seu valor sempre que sofre violência, não apenas a física.


Violência não é só a física, aquela quando ela sofre a agressão física direta, mas também quando sofre a agressão emocional. Quando ela é xingada e desrespeitada, uma violência emocional que impede ela de chegar onde quer chegar”, disse Érika. 


Ela continua, “os homens não são nossos inimigos, mas nossos parceiros. Precisamos de mais homens corajosos pra dizer ‘vá, estude, busque, eu confio em você’”, reforçou a deputada, que está sempre atrelada a projetos e programas em defesa dos direitos das mulheres e juventude.


Não somente a violência foi tema do encontro, mas também a garantia dos direitos das mulheres perante a sociedade. 


Um problema social antigo, a diferença de salários entre homens e mulheres, também foi lembrado pelas participantes do evento. 


Sobre o tema, Érika Amorim aproveitou para anunciar o projeto de lei de sua autoria que pretende delegar aos órgãos estaduais a elaboração de um relatório que comprove a eqüidade salarial entre homens e mulheres. O projeto foi colocado para tramitação na Assembléia Legislativa do Ceará, onde será apreciada por todos os deputados.


“Minha próxima luta agora é a Coordenadoria da Mulher de Caucaia”, prometeu ela.

Texto gentilmente cedido por Thomas Pacheco (Portal Icaraí Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here