Foto divulgação; Governo do Estado do Ceará

Pioneirismo garante ao Estado inovação tecnológica, segurança e conforto para os servidores públicos estaduais

2021 foi um ano de modernização nos processos de previdência no Governo do Ceará, a começar pelo recadastramento e pela prova de vida. Realizado pelas agências bancárias até 2019, o processo passou a ser conduzido pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em 2020, com um diferencial: a criação de um aplicativo para que, mesmo sem sair de casa, o beneficiário pudesse se recadastrar e realizar sua prova de vida.

O aplicativo Cearaprev, desenvolvido em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), será a ferramenta pela qual os servidores públicos estaduais poderão realizar de forma on-line todos os pedidos relacionados à previdência: aposentadoria, reserva e reforma, pensão e os serviços que gerarão receita extra previdenciária, que serão as lojas on-line e a telemedicina.

O processo de recadastramento e prova de vida teve início com um treinamento de todas as secretarias do Estado, além de representantes dos poderes legislativo e judiciário para que aprendessem a manusear o aplicativo, entendessem todo o processo e fossem multiplicadores da informação em seus órgãos de origem. O processo conduzido pela Diretora de Desenvolvimento Institucional da Cearaprev, Paula Gomes, resultou em mais de 2 mil servidores aptos a auxiliar quem precisasse de ajuda. “Foi muito importante ter esse momento com os facilitadores. As dúvidas foram sanadas e eles puderam ser um elo entre o processo e o servidor, entendendo a tecnologia utilizada e apoiando a inovação”, salienta.

Dos 142.496 servidores, 138.335 já realizaram o recadastramento e prova de vida. Dentre eles, está o servidor público, pós-doutor, professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor-adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Clecio Tomaz.

Para ele, o Estado do Ceará vivencia atualmente uma excelente fase de desenvolvimento tecnológico na prestação dos seus serviços à população, utilizando metodologias científicas de excelente qualidade, segurança e transparência. “A Cearaprev desenvolveu um aplicativo de automação inteligente para acompanhamento da vida atuarial de mais de 142 mil funcionários públicos do Estado, permitindo a importante realização de prova de vida, entre outras funcionalidades de uso amigável para seus previdenciários. Essas ferramentas de inteligência artificial geram indicadores de apoio a decisões que permitem identificar crimes cibernéticos, tais como pessoas recebendo salários indevidamente”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here