Ecovega-300x300Segundo dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na atual quadra chuvosa cearense, 42 açudes permanecem em volume morto e outros 18 estão secos. Contudo, os reservatórios continuam sendo usados para o abastecimento de centros urbanos, recebendo reforço oriundo de poços artesianos, poços amazonas (cacimbões), adutoras e de carros-pipa.

De acordo com a Cogerh, a categoria volume morto leva em consideração que os açudes acumulam um pouco de água e que essa reserva varia segundo a dimensão da barragem, cuja cota está inferior à tomada de água.

Já são seis anos seguidos de perda de reservas de água nos reservatórios. “A situação não está fácil”, disse Natan Dantas, chefe do escritório da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em Ipaumirim.

Através de uma nota, a Cagece informou que, atualmente, 18 cidades encontram-se em situação de contingência, que são: Apuiarés, Araripe, Baixio, Boa Viagem, Campos Sales, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Ipaumirim, Iracema, Mombaça, Mulungu, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Potiretama, Salitre e Umari.

Nesses locais, a Companhia realiza ações com objetivo de preservar ao máximo os mananciais, dentre elas: o rodízio de abastecimento, a disponibilização de carros-pipa e a busca por novas fontes de captação (como perfuração de poços tubulares e construção de Adutoras de Montagem Rápida (AMR’s).

Confira os volumes dos reservatórios de alguns municípios:

Açude São José II (Piquet Carneiro) – 0,03%;
Açude Jenipapo II (Baixio) – 0,11%;
Açude Jaburu II (Independência) – 0,3%;
Açude Flor do Campo (Novo Oriente) – 1,8%;
Açude Patu (Senador Pompeu) – 2,2%;
Açude Santa Maria do Aracatiaçu (Sobral) – 14,7%;
Açude Cupim (Independência) – 23%;
Açude Barra Velha (Independência) – 30%;
Açude Flor do Campo (Quiterianópolis) – 57%.

Outras cidades, como Tauá, Quixeramobim, Acopiara, Arneiroz, Crateús e Nova Russas dependem de abastecimento por meio de adutoras.

Portal Hidrológico…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here