Típico do Norte do país, esse fruto ostenta nutrientes nobres à saúde e que devem estar presentes diariamente na alimentação

Existe um fruto de origem tupiniquim, mais especificamente da região do Norte, que é quase unanimidade em solo brasileiro: o açaí. O que nem todos sabem é que ele já esteve entre as melhores frutas do mundo, segundo pesquisa feita pelo site especializado em gastronomia TasteAtlas.

O título não é para menos, já que ele ostenta nutrientes nobres à saúde e que devem estar presentes diariamente na alimentação.

O fruto, inclusive, marcou mais de 102 mil pontos na tabela Capacidade Absorvente de Radicais de Oxigênio (ORAC), que avalia os melhores alimentos antioxidantes do mundo e é reconhecida internacionalmente.

Ou seja: o açaí é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias que, em excesso, causam prejuízos como envelhecimento precoce, doenças degenerativas (Alzheimer e Parkinson) e também anormalidades no controle da glicose e lipídios no sangue.

O açaí supera as expectativas pelo alto conteúdo de polifenóis, que contribui como vasoprotetor, antiaterogênico (protege contra as placas de ateroma, responsáveis pela aterosclerose), vasorrelaxante e anti-hipertensivo, sendo considerado, portanto, um bom amigo da saúde cardíaca.

Contém ainda fitoesteróis, um deles conhecido como β – Sitosterol, que cumpre vantagens no tratamento do câncer de próstata e no controle do colesterol.

E mais: ele ainda tem propriedades anti-inflamatórias, ajudando contra o alívio da dor e da inflamação.

Outro fator que faz o açaí se destacar é a presença da vitamina E, que, somada aos antioxidantes presentes, formam uma poderosa defesa contra o envelhecimento precoce.

Além disso, tem uma gordura saudável, conhecida como ômega 9, que mantém o sistema imunológico em equilíbrio e previne doenças. Por todos esses componentes presentes, ajuda a cicatrização a ocorrer de forma mais rápida e eficaz.

Para obter todas essas inúmeras vantagens, é preciso ingerir a fruta in natura, diferentemente das versões industrializadas, regadas de açúcares e xaropes.

O ideal é evitar xaropes adicionados e, ao misturar com outros ingredientes, priorizar itens saudáveis como frutas, aveia ou até whey.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here