A medida é temporária e visa diminuir a incidência de crimes na região

Na manhã desta quinta-feira, 13, empresários do setor de turismo estiveram reunidos com autoridades policiais para discutir medidas que aumentem a segurança no litoral de Caucaia. O encontro promovido pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caucaia – ACISC, acertou com os comandos de policiamento da região por um reforço no policiamento no Cumbuco.

Um reforço de novos policiais será deslocado para fazer a ronda na região da praça e das ruas do bairro durante o período de alta demanda aos finais de semana, momento que, de acordo com os dirigentes a violência é mais presente. Segundo o coronel Jensen, do comando de policiamento de Caucaia, a medida é temporária e tem o intuito de diminuir a incidência de ocorrências na região.

“Essa é uma medida é paliativa até que se acerte a responsabilidade do Batalhão de Turismo (BPTur) e se acerte a limitação da área de turismo. Pois o crescimento que se projeta para os próximos anos na região do Cumbuco faz merecer uma responsabilidade territorial definida para que os órgãos públicos municipais e estaduais assumam suas responsabilidades e não recaiam apenas para a polícia militar”, ponderou o coronel.

O coronel concluiu que não haverá prejuízos no atendimento às outras áreas de Caucaia, mas reitera que o comando de policiamento da região não possui profissionais e estrutura para atender todas as necessidades. Caucaia possui 526 efetivos para 600.000 habitantes, já que atende também o município de São Gonçalo do Amarante e a área do Porto do Pecém.

“A expectativa é que manteremos essa medida até o final do ano. Para o próximo ano, já queremos apresentar para as autoridades um novo plano de policiamento para Caucaia com uma demanda específica para o Cumbuco”.

O presidente da ACISC, Thiago Fenelon, acredita que o resultado da reunião foi uma vitória, mas esse não é o único desafio que o turismo enfrenta. “Da parte da segurança pública, nós vamos tratar novamente em uma outra reunião, desta vez com o comandante do policiamento de Batalhão de Turismo pra buscar um aumento do aparato do BPTur na região. Mas existem outros grandes problemas como o lixo e a fiscalização e controle dos transportes clandestinos. E esse assuntos são pertinentes ao poder público municipal. Nós agora precisamos buscar uma reunião com o prefeito, Naumi Amorim, com a presença dos comerciante e representantes das cooperativas para tratar desses outros assuntos”, se comprometeu Thiago.

O encontro teve o apoio do Secretário das Casa Militar, Coronel Studart, do empresário do setor imobiliário Sílvio Nascimento e contou com a presença de autoridades como Coronel Falcão, do comando de policiamento da região metropolitana, e Coronel Ronaldo, do comando geral da Policia Rodoviária Estadual.

Por Thomas Pacheco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here