Frequentadores e comerciantes que ainda resistem no local anseiam por intervenções que barrem os estragos feitos pelo mar

A avenida Litorânea, no bairro Icaraí, já foi palco de muitos carnavais e festas de final de ano. Quem mora na região lembra da movimentação e de um Icaraí cheio de vida. Mas desde os últimos anos, o bairro deixou seu brilho no passado e, hoje, perdeu sua importância no turismo da cidade de Caucaia. O motivo: a destruição causada pelo avanço do mar no litoral. A tão sonhada restituição e urbanização da praia do Icaraí continua no papel e no boca-a-boca.

Luiz Francisco Souza é um dos poucos barraqueiros que persistem na região. A família dele foi uma das primeiras do bairro e trabalha no setor há mais de 40 anos. “Deviam ter umas 12 casas de um lado a outro daqui naquela época. Não tinha nem estrada e nem rodava nada pra cá. Aí começaram a fazer umas casas de clube de veraneio e, logo em seguida, começaram a vender casas pela planta. Com o tempo vieram mais casas e a estrada”, relembra o barraqueiro.

O avanço do mar na região tem relação direta com a construção dos espigões e aterros na orla marítima de Fortaleza, de acordo com o barraqueiro. Sem a devida preparação, a praia sofre com a força das ondas. “Isso aqui não é um avanço de mar não, é uma sobra de água que veio ‘de lá pra cá’”, expõe Luiz.

Vale ressaltar que, desde 2012, já foram gastos milhões de reais em intervenções da prefeitura para tentar conter o avanço do mar. Naquele ano, a praia recebeu mais de mil metros de um muro de contenção, chamado de “Bag Wall”. Ineficaz, de acordo com Luiz. “Acho que essa obra foi o que acabou a praia do Icaraí, não foi nem tanto o mar”, finaliza o barraqueiro.

Opinião compartilhada pelo banhista Ronaldo Sousa. Para ele, o que vai diminuir o impacto da destruição da praia é a construção de espigões. “Se esse ‘bag wall’ fosse bom e desse certo, Fortaleza fazia. Fortaleza faz é espigão que sabe dá certo. Essas obras que fizeram no Icaraí só serviram pra ‘comer dinheiro’”, exalta Ronaldo, que é morador de longa data da região.

Em fevereiro de 2017, a prefeitura de Caucaia até apresentou um projeto de requalificação da orla do Icaraí. O projeto contempla obras de contenção de mais 3,6 mil metros, ampliação da Avenida Litorânea devidamente construída com drenagem, além de dez acessos à praia com mirantes e acessibilidade para cadeirantes. O investimento seria de R$ 22 milhões de reais. Entretanto, nada foi iniciado e nenhum prazo oficial foi divulgado. Nossa equipe tentou entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura do município, porém, até o final desta matéria, não conseguiu resposta.

Texto e Foto: Thomas Pacheco

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda me lembro que pra chegar au mar precisávamos anda muito não tinha quebra mar e as baracas eram boucas e nao tinha poluiçao era gostoso na quela epoca , hoje em dia nós deparamos com um cenário completamente diferente o mar avançando a poluição em si em todas as áreas da Praia do Icaraí e com isso deixar de ser atrativo o mar .
    Saudade da queles tempos que não voltão mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here