O único rio genuinamente brasileiro, nasce na serra da Canastra, nas Minas Gerais, passa por 5 estados brasileiros numa extensão de 2.863 km até desaguar no oceano Atlântico

Todas as partes do mundo têm seus ícones, seus símbolos . Que dão ainda mais notoriedade e visibilidade destacando-as para o resto do planeta. E o Nordeste brasileiro tem no Rio São Francisco, certamente seu maior ícone.

Conhecido mundo afora por algumas “alcunhas” como: Velho Chico, Rio da Integração, Salvação do Nordestino, dentre outras por onde passa, o maior rio genuinamente brasileiro, tem sua importância na história, economia e desenvolvimento na região Nordeste.

Responsável direto por boa parte do desenvolvimento econômico do país, tem em suas águas, a principal fonte de riqueza energética da região, pois ao longo de sua extensão abriga em seu leito inúmeras hidrelétricas que abastecem todo o Nordeste e boa parte do estado de Minas gerais onde nasce .

Porém sua história não é feita somente de abundância de águas, gerando fartura por onde passa. Maltratado pela ação descontrolada do bicho homem, o rio tem passado por “perrengues” de toda ordem. Principal rota de transporte hidroviário da região, de vez em quando tem sua atividade interrompida em alguns trechos. Assoreamento, desmatamento, poluição de toda ordem, são fatores que colaboram para que isso ocorra com certa frequência.

Porém o “velho Chico” é duro na queda. Após enfrentar uma longa estiagem nos últimos anos, quase desaparecendo em alguns trechos, após a boa quadra chuvosa de 2020 eis que o “gigante” está de volta, exuberante e caudaloso como antes.

Sua “fartura de água”, além de encher o coração do nordestino de alegrias, trás de volta a riqueza que suas águas geram em toda a sua extensão, deixando um rastro de prosperidade.

Energia

Um dos maiores benefícios de suas águas é a recuperação das grandes barragens que geram a energia para toda região. Um dos exemplos é a gigantesca barragem de Sobradinho na Bahia que atingiu atingiu 90% de sua capacidade de armazenamento de água. Lembrando que sua capacidade é de 32,4 milhões de metros cúbicos. E em situação semelhante estão outros reservatórios ao longo de sua extensão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here