O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos

Em solenidade realizada na manhã da última terça-feira, 10, no Grêmio de Estudos de Caucaia, a Câmara Municipal, através da Mesa Diretora, com a presença do prefeito Naumi Amorim, prestou homenagem às mulheres do município.

Como acontece tradicionalmente na cidade, mulheres, mães e amigas de parlamentares foram homenageadas em alusão ao dia Internacional da Mulher, celebrado em mais de 100 países no mundo no dia 08 de março.

Na sessão desta terça-feira o protocolo foi quebrado e não apenas mulheres ligadas a parlamentares foram homenageadas. A jornalista Maria Guilherme, representando as mulheres que militam na imprensa caucaiense, também foi homenageada.

Jornalista Maria Guilherme foi uma das homenageadas. (Foto: Lael Semente)

Porque 08 de março é dedicado ao “Dia Internacional da Mulher”:

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

Desde o final do século XIX, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here