Banda Larga Móvel avançada é focada em altas velocidades de download e upload, para as novas necessidades do usuário comum.

A internet 5G deve chegar em Fortaleza ainda neste mês de agosto. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Fortaleza, nesta terça-feira (9). Primeiramente, a chegada da tecnologia na capital cearense seria no dia 29 de setembro.

A tecnologia 5G tem a necessidade de um aumento grande no número de antenas, dada suas características técnicas. As frequências a serem alocadas ocuparão espectro mais alto e, com isso, serão necessárias de 10 a 15 vezes mais antenas voltadas para a tecnologia de quinta geração em relação àquelas utilizadas pela tecnologia 2G ou 5 vezes mais antenas que a tecnologia 4G.

O projeto de lei para agilizar a chegada da tecnologia foi apresentado pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT). O PL faz parte do Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel com o objetivo de estimular a implantação de infraestrutura de telecomunicações e promover um melhor ambiente de desenvolvimento da economia digital no âmbito estadual.

Espaço 5G

O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e a Anatel trabalha para sua plena implementação no Brasil.

Com essa nova tecnologia, as comunicações terão capacidade para transmissão de altas taxas de dados e em baixa latência, com segurança e confiabilidade.

O 5G oferece ampla gama de possibilidades a serem exploradas e vai impulsionar aplicações eficientes no desenvolvimento de serviços para as pessoas e para as mais diversas atividades econômicas.

Cada geração de tecnologias móveis teve um enfoque, geralmente voltado a um usuário humano.

A primeira geração mostrou que era possível oferecer cobertura de telefonia utilizando torres, nessa época os aparelhos celulares eram basicamente rádios de comunicação FM (o mesmo princípio de funcionamento de walkie talkies) que se conectavam a rede de telefonia fixa.

O 2G trouxe a telefonia digital para as comunicações móveis e introduziu pequenas taxas de transmissão de dados, que permitiram a transmissão de pequenos arquivos, ringtones e mensagens de texto.

O 3G foi a primeira tecnologia que permitiu ao usuário um uso de dados no celular semelhante ao nível de serviço que ele tinha ao usar uma conexão de banda larga fixa em um computador. Nessa geração sugiram as primeiras lojas de aplicativos e novos ramos da economia digital iniciaram seu desenvolvimento.

O 4G aumentou a velocidade em relação à geração anterior, e o usuário começou a ter a possibilidade de estar conectado em uma rede de alta velocidade durante todo o tempo. Isso permitiu a ida para o ambiente virtual de diversos serviços que estavam presentes no “mundo físico”: entrega de comida, chamar um veículo de transporte, compartilhamento de vídeo em alta definição e redes sociais são exemplos de aplicações que se destacaram nessa geração.

O 5G trará mudanças mais profundas para aplicações industriais e de automação do que para usuários de smartphones. Esses usuários terão à disposição taxas de transmissão média e de pico muito superiores ao 4G, mas a grande inovação da quinta geração é em aplicações comerciais (como carros autônomos, cirurgias remotas, sensores em parque industrial, entre outras).

Será aberta nova gama de possibilidades a serem exploradas que vão impulsionar aplicações eficientes no desenvolvimento de serviços para as mais diversas atividades econômicas.

A nova tecnologia possui 3 modos de uso:

1. Banda Larga Móvel avançada: focada em altas velocidades de download e upload, para as novas necessidades do usuário comum.

2. Controle de Missão Crítica: focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, voltada para aplicações sensíveis a atrasos e erros como carros autônomos, cirurgias remotas, controle remoto de maquinário industrial.

3. Internet das Coisas Massiva: focada em atender grande quantidade de dispositivos IoT, com grande cobertura e baixo consumo de bateria, levando a Internet das Coisas a um novo patamar de atendimento.

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here