Trecho da Avenida Perimetral em Fortaleza alagada (Foto: José Leomar\ Diário do Nordeste)

Fortaleza com 97,5 mm registrou o maior volume

A quadra chuvosa no Ceará em 2020 continua em ritmo considerado acima da média, com boas chuvas em todas as regiões do Estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em pelo menos 122 municípios do Ceará entre as 7 horas de domingo (26) e o mesmo horário desta segunda-feira (27). A maior chuva foi em Fortaleza com 97,2 milímetros registrados no Posto Castelão. Segundo o órgão, a Grande Fortaleza recebeu precipitações significativas. Houve boas chuvas em São Gonçalo do Amarante (69,8 milímetros), Eusébio (67 milímetros), Maranguape (60,2 milímetros) e Caucaia (53,6 milímetros). 

Em Fortaleza foram registrados alguns pontos de alagamentos, gerando dificuldades para o deslocamento de pessoas e pedestres. Em avenidas e bairros como: Avenida Perimetral, próximo à Rua Coronel Carvalho  e Rua Cônsul Gouveia, no Bairro Carlito Pamplona. Também no cruzamento entre as Avenidas Pontes Vieira e Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres. Motoristas tiveram dificuldades para trafegar na Avenida Presidente Castelo Branco, a Perimetral, próximo ao Bairro José Walter. O nível de um lago subiu e invadiu a pista. 

10 maiores chuvas por posto no dia:
(228 postos com chuva de 249 informados)

Fortaleza (Posto: Castelao) : 97.2 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 69.8 mm

General Sampaio (Posto: Jurema) : 68.0 mm

Limoeiro Do Norte (Posto: Bixopa) : 68.0 mm

Catarina (Posto: Fechado) : 67.0 mm

Eusébio (Posto: Eusebio) : 67.0 mm

Maranguape (Posto: Itapebussu) : 60.2 mm

Maranguape (Posto: Ac. Amanary) : 55.0 mm

Caucaia (Posto: Caucaia) : 53.6 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 53.0 mm

As chuvas regulares continuam proporcionando a recarga do setor hídrico do Estado. Confira a situação dos principais reservatórios do Ceará.

De acordo com a Cogerh, 48 açudes estão sangrando no Estado. 57 açudes estão com aporte acima de 90%. E 51 açudes estão com volume inferior a 30%.  O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 14,26% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 24,12% do volume máximo. O Banabuiú está com 10,72%. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here