Secretaria de Justiça aposta na possibilidade de a nova unidade prisional vir a ser um modelo de ressocialização de presos
Secretaria de Justiça aposta na possibilidade de a nova unidade prisional vir a ser um modelo de ressocialização de presos (Foto JL. Rosa)

O Governo do Ceará inaugurou nesta sexta-feira, 11/11, mais uma Unidade Prisional no estado. Trata-se do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne, localizado em Itaitinga na Região Metropolitana de Fortaleza.

O novo presídio, faz parte do Complexo Penitenciário de Itaitinga, com mais de 13 mil metros quadrados e capacidade para abrigar 1016 presos, torna-se o maior do estado. Com financiamento do BNDES, que chegam aos valores de R$ 26,3 milhões, teve ainda a contrapartida do Governo Estadual na ordem de R$ 13,9 milhões.  O novo complexo Penitenciário é dotado de 180 celas, galpões, quadras poliesportivas, salas de aula e salas para os parentes dos presidiários.

A nova unidade prisional deverá esvaziar os xadrezes das delegacias que têm sido motivos protestos e até greve de policiais civis. Segundo levantamentos da Polícia Civil, até bem pouco tempo havia 1300 presos nas celas das delegacias do estado.

O Governador Camilo Santana afirmou que a meta do governo, é zerar o número de presos em delegacias até o final do ano. “Estamos fazendo um enorme esforço para acabarmos com esta situação de presos em delegacias. Pra isso acabamos de construir esta nova unidade prisional que irá nos ajudar muito a resolver esta situação caótica que ora existe em nosso sistema prisional”.  Afirmou Camilo Santana.

Por Carlos Kté Santos..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here