sonda Chandrayaan-3 no polo sul da Lua. (Foto; A agência espacial indiana)

A missão bem sucedida foi concretizada quando a sonda Chandrayaan-3 pousou na Lua por volta das 9h34 (horário de Brasília)

A Índia fez história nesta quarta-feira (23/08) após tornar-se o primeiro país a pousar no lado escuro da Lua, região inexplorada pelo homem até então em uma missão avaliada em US $80 milhões.  

A missão bem sucedida foi concretizada quando a sonda Chandrayaan-3 pousou na Lua por volta das 9h34 (horário de Brasília), tornando a Índia o quarto país a pousar na Lua.  Outros três países também já realizando o feito sendo: os Estados Unidos (1966), Rússia (1966) e China (2013). 

O evento histórico foi acompanhado pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que está em Joanesburgo em decorrência da cúpula do Brics. Modi parabenizou a missão e os cientistas da agência espacial da Índia, e disse que a conquista é um grande feito para a humanidade, e que os países do Sul Global também podem ‘ambicionar a exploração da Lua’. 

Agora, a sonda Chandrayaan-3 continuará operacional por mais 14 dias, período que explorará os compostos minerais (rochas) do solo, bem como realizará experimentos em busca da presença de água. Além disso, a exploração da parte escura da Lua poderá trazer novas respostas acerca da formação do sistema solar e do universo.  

É a segunda vez que a Índia realiza a mesma missão do tipo. A primeira tentativa foi em 2019 com o Chandrayaan-2, porém, a missão fracassou após um erro de software dos motores, ocasionando na explosão da sonda. 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here